• Carregando...
Ambulâncias em frente da clínica Buergerhospital, de onde os pacientes foram transferidos para outro hospital  em Frankfurt, no oeste da Alemanha, devido a uma bomba britânica da Segunda Guerra Mundial encontrada nas imediações, que exigeu a evacuação de mais de 60 mil pessoas. | FRANK RUMPENHORST/AFP
Ambulâncias em frente da clínica Buergerhospital, de onde os pacientes foram transferidos para outro hospital em Frankfurt, no oeste da Alemanha, devido a uma bomba britânica da Segunda Guerra Mundial encontrada nas imediações, que exigeu a evacuação de mais de 60 mil pessoas.| Foto: FRANK RUMPENHORST/AFP

A polícia da Alemanha está evacuando uma parte da cidade de Frankfurt após as escavações de uma construção ter encontrado uma bomba da Segunda Guerra Mundial que estava enterrada. Esta é a maior evacuação já feita por causa de explosivos desde a guerra. 

Mais de 60 mil residentes estão sendo evacuados em uma parte nobre da cidade (em que fica inclusive a sede do Bundesbank), na medida em que as autoridades se preparam para retirar a bomba, processo que deve ser feito amanhã. A bomba foi encontrada em uma construção perto da universidade de Goethe, no início da semana. 

O chefe do departamento de incêndio de Frankfurt, Reinhard Ries , disse a jornalistas na sexta-feira que as autoridades acreditam que se trata de uma bomba HC 4000, o tipo que a força aérea britânica havia despejado na região durante a guerra — elas também são conhecidas como bombas "blockbuster".

Diante da enorme quantidade de bombas que foram enviadas para a Alemanha durante a guerra contra o regime nazista de Adolf Hitler, a descoberta de munições ainda não detonadas não é algo fora do normal. Entretanto, o tamanho desta bomba deixou autoridades preocupadas. Caso ela seja ativada, isso poderia destruir um quarteirão inteiro da cidade e danificar uma área muito maior. 

"Essa bomba tem mais de 1,4 tonelada de explosivos", disse Ries. "Não são apenas os fragmentos que representam problema, mas toda a pressão que ela libera e que pode derrubar prédios em um raio de 100 metros", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]