Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
barbárie

Milicianos estupram 127 mulheres no leste do Congo, diz entidade médica

Ataque aconteceu no início de maio. Grupo responsável pela violência não foi identificado

Homens armados estupraram 127 mulheres no início deste mês durante um ataque a uma cidade na província de Kivu do Sul, no leste da República Democrática do Congo, afirmou a entidade Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta quinta-feira (14).

Cerca de 60 milicianos abusaram das mulheres durante um ataque em 1º de maio na cidade de Kikamba, na região de Shabunda, em Kivu do Sul, afirmou o MSF em comunicado, sem identificar o grupo armado responsável.

Dezenas de grupos armados operam no leste do Congo, onde um conflito entre 1998 e 2003 matou milhões de pessoas, a maioria de fome e doenças. Ambas as forças estatais e rebeldes foram acusadas por grupos de direitos humanos de utilizar o estupro como arma de guerra.

Em novembro, o general do Exército congolês, Jerome Kakwavu, tornou-se a autoridade de mais alto escalão a ser condenada por estupro por um tribunal militar no Congo enquanto era comandante rebelde no nordeste do Congo entre 2003 e 2005.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.