• Carregando...

Militantes do Taleban no noroeste do Paquistão sequestraram nesta segunda-feira (1º) cerca de 400 pessoas - a maioria estudantes de um colégio militar, além de professores e parentes - enquanto elas viajavam em microônibus, informou a polícia.

O sequestro ocorreu no momento em que o Exército paquistanês intensifica uma ofensiva contra o Taleban no vale do Swat, também no noroeste do país.

Combatentes do Taleban portando granadas capturaram o comboio de estudantes que voltavam para casa, de férias, da região patane do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão. Eles iam para a cidade de Bannu, 240 quilômetros a sudoeste de Islamabad.

"O motorista de um dos veículos conseguiu escapar e estudantes nos informaram que seus colegas foram sequestrados pelo Taleban", disse Razaq Khan, autoridade policial do vilarejo de Bakka Kheil, na Província da Fronteira Noroeste.

"Os estudantes relataram que um Taleban carregando uma granada de mão entrou em cada um dos ônibus e os levou. Não sabemos para onde eles foram", afirmou ele.

O chefe da polícia de Bannu, Iqbal Marwat, afirmou que até 400 pessoas em 28 veículos foram sequestraradas. Sessenta e sete fugiram, afirmou ele.

A violência militante tem crescido desde meados de 2007 no Paquistão, país que tem bombas atômicas, com ataques a forças de segurança e a alvos governamentais e ocidentais.

A violência tem alarmado os Estados Unidos, que precisa do apoio paquistanês para ajudá-los a derrotar a Al-Qaeda e sufocar a insurgência do Taleban no vizinho Afeganistão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]