• Carregando...

Pyongyang - Um militar norte-coreano de alta patente confirmou ontem a uma emissora de tevê que o filho mais novo do ditador Kim Jong-il irá sucedê-lo à frente do regime comunista. O anúncio é a primei­­ra confirmação de que Kim Jong-un, que tem entre 26 e 27 anos, herdará do pai o posto, que já foi de seu avô, Kim Il-sung, fun­­da­­dor da Coreia do Norte e morto em 1994.

Na entrevista, Yang Hyong-sop referiu-se a Kim Jong-un co­­mo "o jovem general" e, questionado sobre a sua recente promoção a general de quatro estrelas, disse que a nação terá grande hon­­ra em servir a ele.

"Nosso povo tem orgulho do fato de ser abençoado por grandes líderes de geração para geração", disse Yang, em referência à dinastia que dirige o país desde os anos 50. "Nosso povo teve a hon­­ra de servir ao grande presidente Kim Il-sung e o grande lí­­der Kim Jong-il. Agora teremos a honra de servir ao jovem general Kim Jong-un." Yang é membro do braço político do comitê central partido único norte-coreano e vice-presidente do Parla­­mento do país.

Kim Jong-un era praticamente desconhecido até ser promovido recentemente a general de quatro estrelas e a membro da comissão militar do Partido dos Trabalhadores, o que intensificou as especulações de que está sendo preparado para suceder seu pai.

Na semana passada, Kim Jong- un teve pela primeira vez uma foto publicada na imprensa oficial e sua imagem veiculada na televisão durante a convenção do partido comunista, a mais im­­portante dos últimos 30 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]