• Carregando...

Uma onda de violência no Iraque, que desperta temores de uma guerra civil, levou o Pentágono a discutir a pertinência de reduzir ainda mais as forças americanas no país, disseram autoridades de defesa nesta quarta-feira.

Bryan Whitman, porta-voz do Pentágono, disse que o general George Casey, comandante supremo dos EUA no Iraque, pretende fazer nos próximos meses uma recomendação ao secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, e ao presidente George W. Bush sobre o futuro contingente americano no país.

- Claramente os comandantes vão examinar isso e se vão ou não recomendar qualquer ajusta das forças ao secretário e ao presidente - disse Whitman.

Após quase três anos de guerra, os EUA têm 133 mil militares no Iraque. Em dezembro, quando houve eleições parlamentares no país, havia 160 mil militares americanos. O Pentágono já reduziu o número de brigadas de combate de 17 para 15.

Antes, fontes do Departamento de Defesa diziam que o contingente americano poderia cair para menos de 100 mil em 2006, se houvesse condições políticas e de segurança para isso. Agora, a tendência é que haja estabilidade ou uma queda pequena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]