• Carregando...

Os 33 trabalhadores presos há várias semanas numa mina chilena enviaram piadas "sujas" à superfície na quinta-feira, enquanto o papa Bento 16 lhes remetia terços abençoados.

Os mineiros ainda terão de passar dois a quatro meses retidos em um túnel a 700 metros de profundidade, enquanto aguardam a perfuração de uma nova galeria pela qual sairão, numa das mais complexas operações desse tipo já realizadas no mundo.

O governo convocou especialistas da Nasa para ajudar a manter a saúde física e mental dos homens, que perderam cerca de dez quilos cada um durante os 17 dias em que passaram isolados, até serem achados com vida. Todos, no entanto, estão com boa saúde.

"Enfrentaram esta enorme dificuldade com muita força, muita disciplina, muita fé", disse o cardeal chileno Francisco Javier Errázuriz, que visitou a mina na quinta-feira para celebrar uma missa e depois enviou os terços benzidos pelo papa através dos estreitos dutos que servem de "cordão umbilical" para os mineiros.

É por esses tubos que as equipes de resgate enviam alimentos, remédios e cartas de familiares. Agora, num sinal de bom humor apesar das dificuldades, os mineiros passaram a devolver uma "piada obscena do dia".

O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, enrubesceu com uma das piadas, e não quis contá-las aos jornalistas - em vez disso, a escreveu num papel. Os parentes e os envolvidos no resgate também enviam piadas aos mineiros.

Na semana passada, depois de receberem uma pequena câmera de vídeo, os mineiros gravaram mensagens em que apareciam barbados e sem camisa, por causa do calor. Em novos vídeos, eles aparecem barbeados e com roupas novas.

Eles estão improvisando uma cabine no túnel para poderem ter conversas particulares por vídeo com seus familiares. Para passar o tempo, têm à disposição um pequeno projetor e vídeos de futebol.

Os técnicos perfuraram 41 metros da nova galeria, cerca de 5 por cento do total, e estão estudando outras opções para tentar tirar os homens de lá mais rapidamente. É preciso parar a escavação continuamente para reforçar as paredes do duto.

O presidente Sebastián Piñera pediu a estaleiros da Marinha que construam uma "gaiola" que será utilizada para retirar os homens do túnel, um de cada vez, pelo poço de apenas 66 centímetros de diâmetro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]