• Carregando...

O Ministério da Saúde corrigiu as informações sobre o número de casos suspeitos da nova gripe no Brasil, divulgadas nesta quinta-feira (7), às 13h30. Segundo o ministério, há 24 casos sendo acompanhados, e não 21, como havia sido informado mais cedo.

Os três casos não incluídos no boletim divulgado no início da tarde são todos em São Paulo. Os demais números (casos em monitoramento e casos descartados) não sofreram alteração.

De acordo com o ministério, os 24 casos suspeitos no país estão em São Paulo (7), Paraná (3), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Em oito estados há casos sendo monitorados. O ministério já descartou 110 notificações como possíveis casos de influenza A.

Todos os dados foram fornecidos ao ministério pelas secretarias estaduais de saúde até as 9h30 desta quinta-feira. Até esta quarta-feira havia 15 casos em monitoramento, 26 suspeitos e 99 descartados.

Kits de diagnóstico

Os kits que vão detectar com exatidão a presença do vírus influenza A (H1N1), responsável pela nova gripe, começaram a ser testados em pacientes em São Paulo nesta quinta-feira (7).

Os exames serão feitos no Instituto Adolfo Lutz, na Zona Sul da capital paulista. De acordo com a direção do instituto, sete pessoas são suspeitas de ter a doença e outras cinco estão em monitoramento.

No estado, dos 54 casos recebidos para análise, 42 foram descartados, restando os 12 pacientes. Os cinco que estão em monitoramento ficam em casa e têm acompanhamento diário. Já as outras sete pessoas estão internadas, em isolamento.

Telma Carvalhana, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica explicou que o kit vem com a sequência genética do H1N1 e é usado para comparar com a sequência genética do vírus que estaria no organismo do paciente. A comparação é feita a partir de secreção nasal. "É importante saber se o vírus (da nova gripe) está circulando no Brasil."

Casos no mundo

O número de contaminados pela nova gripe em todo o mundo chegava a 2.371 às 18h GMT (15h de Brasília), segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS). Doze horas antes, o número de casos chegava a 2.099.

O México, país em que surgiu a epidemia, reportou 1.112 casos confirmados, com 42 mortes. Nos EUA, houve 896 casos confirmados em laboratório, com duas mortes, ambas no Texas.

Também foram confirmados casos nos seguintes países: Áustria (1), Canadá (201), Hong Kong (1), Colômbia (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), El Salvador (2), França (5), Alemanha (10), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (6), Itália (5), Holanda (2), Nova Zelândia (5), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (81), Suécia (1), Suíça (1) e Reino Unido (32, sendo 2 na Escócia e 30 na Inglaterra).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]