Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Japão

Ministro japonês viaja à China em meio a disputa diplomática

O ministro do Exterior do Japão, Hirofumi Nakasone, viajou à China em meio a uma disputa diplomática. Ele chegou a Pequim um dia após a China ter apresentado rígida representação contra observações oficiais a respeito de ilhas em disputa, no leste do mar chinês.

O primeiro-ministro japonês Taro Aso disse na quinta-feira no Parlamento que as ilhas inabitadas são território japonês e estão incluídas na aliança firmada entre o Japão e os Estados Unidos. A informação é de uma agência de notícias japonesa.

Nakasone, que visita a China pela primeira vez desde que assumiu em setembro o posto, ecoou na sexta-feira as afirmações de um funcionário do Departamento de Estado dos EUA de que as ilhas estariam sim incluídas na aliança firmada entre os países.

"Nós apresentamos representações ao Japão e aos Estados Unidos para esclarecer relatórios sobre o assunto", afirmou Ma Zhaoxu, porta-voz do ministro do Exterior chinês em declaração divulgada no site do ministério.

"Qualquer comentário ou ação internacional que remeta que as ilhas estão sob o acordo de cooperação firmado entre o Japão e os EUA será inaceitável para o povo chinês", disse Ma.

Kazuo Kodama, secretário de imprensa do ministro do Exterior japonês, afirmou que é consciente de que a discussão sobre as ilhas é um "assunto sensível". Mas disse que Nakasone espera começar negociações com a China para um acordo político sobre a disputa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.