• Carregando...
Protestos Minneapolis
Manifestantes passam por detritos em chamas do lado de fora de delegacia de polícia em protesto contra a morte de George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos. Foto de 28 de maio de 2020.| Foto: Kerem Yucel/AFP

O Conselho Municipal de Minneapolis, equivalente norte-americano à Câmara dos Vereadores, aprovou na semana passada um orçamento que transfere cerca de US$ 8 milhões do Departamento de Polícia a outros serviços. As informações são do National Review. A cidade manteve, porém, planos para contratar mais policiais nos próximos anos.

O plano “Segurança para Todos” foi elaborado pelas autoridades municipais depois que a tentativa de desmantelar o Departamento de Polícia e substituí-lo por profissionais desarmados que responderiam por atendimentos de saúde mental, disputas domésticas e outras situações que normalmente envolvem as forças policiais, não caminhou.

“A Câmara Municipal aprovou o orçamento de 2021!!”, tuitou a presidente do Conselho, Lisa Bender, na última quinta-feira (10). “Todas as propostas do #SafetyForAllBudget foram aprovadas para 2021. Saúde mental, prevenção da violência, supervisão e muito mais”.

Os cortes no orçamento são anunciados após um verão (no Hemisfério Norte) violento na cidade. Minneapolis registrou um aumento no número de crimes em 2020, além de tumultos generalizados em decorrência da morte de George Floyd, no fim de maio. Floyd, um homem negro, foi morto na cidade por um policial branco.

Segundo a polícia, mais de 500 pessoas foram baleadas no município neste ano, o dobro de 2019. Já os assassinatos cresceram 50%, enquanto Minneapolis registrou quase 5 mil ocorrências de crimes violentos, o maior nível em cinco anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]