• Carregando...

A Liga Árabe decidiu suspender sua missão de observação na Síria devido ao "recrudescimento da violência", anunciou neste sábado (28) uma autoridade da organização pan-árabe.

"A decisão de suspender a missão da Liga Árabe na Síria foi tomada em razão do recrudescimento da violência. Um anúncio oficial será feito em breve", disse este alto funcionário que pediu para não ser identificado.

O chefe da missão de observação da Liga Árabe na Síria havia declarado na sexta-feira que a violência havia aumentado muito depois de terça-feira, particularmente em Homs, Hama e Idleb, no norte e no noroeste do país.

"A situação atual, em termos de violência, não ajuda a preparar uma atmosfera (... permitindo) fazer que todas as partes se sentem à mesa de negociações", principal objetivo do plano árabe de resolução da crise, acrescentou em um comunicado.

A violência na Síria deixou pelo menos 193 mortos desde terça, em sua grande maioria civis, de acordo com números obtidos pela AFP a partir de informações oficiais e de grupos de defesa dos direitos humanos.

Os 165 observadores da Liga Árabe foram mobilizados em 26 dezembro com o consentimento de Damasco para que acompanhassem a aplicação de um plano de resolução da crise prevendo o fim da violência, a libertação dos detidos, a retirada de blindados das cidades e a livre circulação da imprensa estrangeira antes da abertura de negociações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]