• Carregando...
Silhueta de avião com a Lua ao fundo, em Londres | Adrian Dennis/AFP
Silhueta de avião com a Lua ao fundo, em Londres| Foto: Adrian Dennis/AFP

Os satélites gêmeos Ebb e Flow, que por um ano fizeram imagens que permitem conhecer melhor a estrutura interna da Lua, concluirão sua missão na próxima segunda-feira caindo em uma montanha do polo norte da Lua, informou a Nasa (agência espacial americana) nesta semana. "A missão foi um sucesso, mas este é um momento um pouco triste para mim", confessou David Lehman, o gerente do Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade, em Pasadena, na Califórnia. Após anos de preparação, um foguete Delta II partiu em setembro de 2011 propulsando rumo à Lua dois satélites: o GRAIL A, que estudantes americanos batizaram como Ebb, e o GRAIL B, batizado como Flow. Os robôs orbitais empregaram um sistema de campo gravitacional de alta qualidade para determinar a estrutura interior da Lua, e María Zuber, cientista do Instituto Tecnológico de Massachusetts encarregada do projeto, disse que as imagens sem precedentes "nos dão um conhecimento enorme da Lua".

Hubble descobre galáxias

O telescópio espacial Hubble detectou um grupo de galáxias primitivas formadas há mais de 13 bilhões anos, pouco depois da explosão do Big Bang que formou o Universo, anunciou a Nasa nesta semana. A agência espacial americana espera que a descoberta ajude a conhecer melhor as origens do Universo, segundo o astrofísico do Instituto Tecnológico da Califórnia, Richard Ellis, e o astrônomo da Universidade de Harvard, Abraham Loeb. O descobrimento é fruto das observações realizadas durante seis semanas entre agosto e setembro deste ano. No total, foram descobertas sete novas galáxias formadas apenas entre 350 e 600 milhões de anos depois do Big Bang.

"Pudemos remontar até 13,3 bilhões de anos, depois do Big Bang. Neste momento, o Universo não tinha mais que 3% de sua idade atual", explicou Ellis. Trata-se das "pesquisas arqueológicas" mais antigas da qual dispõem os cientistas sobre as origens do Universo, disse Loeb.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]