• Carregando...
Vladimir Putin e Kim Jong-un, durante visita do ditador norte-coreano à Rússia em setembro do ano passado
Vladimir Putin e Kim Jong-un, durante visita do ditador norte-coreano à Rússia em setembro do ano passado| Foto: EFE/EPA/MIKHAIL METZEL/SPUTNIK

Um relatório apontou que um míssil balístico da Coreia do Norte utilizado no mês passado pela Rússia na guerra contra a Ucrânia possuía componentes de empresas dos Estados Unidos e da Europa.

No estudo, feito pela organização investigativa britânica Pesquisas sobre Armamentos em Conflitos (CAR, na sigla em inglês), foram analisados 290 componentes de fragmentos de um míssil balístico norte-coreano recuperados em janeiro em Kharkiv, no leste da Ucrânia.

A análise, cujos resultados foram adiantados pela emissora americana CNN, apontou que 75% dos componentes eram dos Estados Unidos. Outros 16% eram de empresas sediadas na Europa e apenas 9% de companhias da Ásia.

Segundo a CNN, tais componentes faziam parte principalmente do sistema de navegação do míssil e foram identificados como sendo fabricados por empresas sediadas nos Estados Unidos, China, Alemanha, Japão, Holanda, Singapura, Suíça e Taiwan.

A CAR não divulgou os nomes das empresas, pois alegou que não há provas de que tenham vendido diretamente as peças para a Coreia do Norte, que provavelmente teve acesso a elas por meio de distribuidores internacionais.

Em 2022, o governo dos Estados Unidos havia criado um grupo de trabalho para investigar como componentes de empresas do Ocidente foram utilizados em drones do Irã usados pela Rússia na guerra contra a Ucrânia. Entretanto, ainda não divulgou resultados.

Nesta terça-feira (20), o Conselho de Segurança Nacional americano não quis fazer comentários sobre o relatório da CAR e sobre as investigações do grupo de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]