Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleições EUA

Mitt Romney escolhe congressista Paul Ryan como vice da chapa

A escolha foi anunciada por meio de um e-mail enviado a jornalistas e pelo site da campanha de Romney

Mitt Romney e o candidato a vice-presidente da chapa, Paul Ryan | Reuters
Mitt Romney e o candidato a vice-presidente da chapa, Paul Ryan (Foto: Reuters)

O congressista Paul Ryan (Wisconsin) foi escolhido para ser o candidato a vice-presidente da chapa do republicano Mitt Romney na corrida à Casa Branca.

A escolha foi anunciada por meio de um e-mail enviado a jornalistas e pelo site da campanha de Romney. "Romney-Ryan é a chapa republicana para as eleições presidenciais previstas para 6 de novembro nos Estados Unidos", diz o texto do e-mail enviado à imprensa.

Romney deve fazer o anúncio oficial em Norfollk (Virgínia) nesta manhã.

O aguardado anúncio -que ocorre no início da viagem de quatro dias por Estados considerados "críticos", na qual Romney deve viajar ao lado de Ryan- coloca fim a várias semanas de especulações da imprensa americana, que esperava a divulgação do vice republicano apenas na convenção nacional do partido na última semana deste mês em Tampa (Flórida).

Nessa ocasião, Romney será investido oficialmente como o candidato de seu partido, depois de ter sido o vencedor das primárias republicanas frente a pelo menos uma dezena de pré-candidatos.

Entre os nomes mais especulados para o posto de vice da chapa, além do próprio Ryan, estavam o do ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty e o do congressista Rob Portman.

Pesquisas eleitorais

Três novas pesquisas divulgadas nos EUA na quarta-feira reforçaram o favoritismo do presidente Barack Obama frente a Romney, apesar do pessimismo dos americanos a respeito dos rumos do país.

Três meses antes das eleições presidenciais, aproximadamente dois terços dos americanos acreditam que o país está indo na direção errada, conforme a pesquisa Reuters/Ipsos. Apenas 31% dos entrevistados avaliaram que o país está no rumo correto, o menor percentual desde dezembro de 2011.

Ainda conforme a pesquisa Ipsos, feita com eleitores registrados, Obama tem 49% da preferência eleitoral ante 42% de seu adversário, ampliando levemente sua vantagem frente a última pesquisa, de um mês atrás.

Outras duas pesquisas confirmam o favoritismo do presidente. Segundo a pesquisa Washington Post/ABC, o presidente democrata conta com um apoio de 53% dos entrevistados, contra 40% para Romney.

Mas 43% das pessoas indagadas dizem ter uma opinião desfavorável em relação ao candidato democrata, contra 49% para Romney.

A pesquisa foi feita entre 1 e 5 de agosto com 1.026 adultos e revelou que os eleitores independentes se inclinam mais para Obama: 53% têm uma opinião favorável em relação ao presidente contra 40% que o veem de forma negativa, enquanto, para Romney, a resposta foi de 37% e 50%, respectivamente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.