• Carregando...
A Estátua da Liberdade, em Nova York, um dos pontos turísticos ameaçados de fechamento | Saul Loeb/AFP
A Estátua da Liberdade, em Nova York, um dos pontos turísticos ameaçados de fechamento| Foto: Saul Loeb/AFP

Da Estátua da Liberdade ao Grand Canyon do Colorado, passando pela prisão de Alcatraz, centenas de sítios turísticos norte-americanos correm o risco de fechar suas portas a partir de amanhã caso o Congresso não vote hoje o orçamento federal de 2011.

Os grandes parques do oeste dos Estados Unidos, como Yellowstone ou Monument Valley, não poderão ser visitados pelo público, informou ontem David Barna, porta-voz do Serviço nacional de Parques. Além das reservas, o governo administra o acesso a outros numerosos locais como a Estátua da Liberdade, em Nova York, ou Alcatraz, a prisão situada na baía de San Francisco.

"Esperamos que isso não aconteça mas, se for o caso, fecharemos os 394 parques nacionais", declarou Barna.

Neste período do ano, esses locais são frequentados diariamente por 800 mil pessoas, com algumas hospedando-se em hotéis ou acampando.

"Teremos que pedir a todos para partir", precisou o porta-voz.

Barna explicou que a decisão de fechar esses lugares é destinada a prevenir atos de vandalismo e evitar acidentes, uma vez que os guardas ficarão impedidos de vir eventualmente em ajuda das pessoas em perigo.

Pelo menos 17 mil funcionários dos parques nacionais podem ficar em desemprego técnico, com apenas 2 mil garantindo a segurança. Outros 15 mil assalariados de empresas terceirizadas (hotéis, etc) estarão, também, em desemprego técnico, segundo Barna, que avaliou os danos financeiros decorrentes para essas atividades em US$ 32 milhões por dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]