Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Memória

Morales e Lugo recordam 74 anos da Guerra do Chaco

Presidente boliviano disse que a guerra foi tramada por "interesses do império norte-americano, como também da Grã-Bretanha e das suas transnacionais, que vinham disputar nossos recursos naturais"

Presidente Evo Morales (esq.) recebe aplausos de Fernando Lugo (dir.) ao receber homenagem durante as comemorações do 74º aniversário da Guerra do Chaco, em Assunção | Norberto Duarte / AFP Photo
Presidente Evo Morales (esq.) recebe aplausos de Fernando Lugo (dir.) ao receber homenagem durante as comemorações do 74º aniversário da Guerra do Chaco, em Assunção (Foto: Norberto Duarte / AFP Photo)

Os presidentes da Bolívia e do Paraguai, Evo Morales e Fernando Lugo, comemoraram nesta sexta-feira (12) o aniversário de 74 anos do fim da guerra entre os dois países. Morales, ao falar na praça "Heroes del Chaco", na pequena e distante cidade paraguaia de Mariscal Estigarribia, a 700 quilômetros de Assunção, afirmou que a Guerra do Chaco (1932-1935) foi tramada pelos "interesses do império norte-americano, como também da Grã-Bretanha e das suas transnacionais, que vinham disputar nossos recursos naturais". "Eram empresas petroleiras que levaram dois países irmãos ao confronto, que deixou tantos mortos e feridos", disse o mandatário boliviano.

Lugo, após elogiar a paz entre os dois países, disse que "hoje não existe nenhuma possibilidade de conflito entre nossos países e a soberania não será ameaçada por forças estrangeiras transnacionais e nem de terceiros países".

Morales viajou hoje ao interior do Paraguai, após chegar de Havana, em Cuba, onde teve uma reunião com o ex-presidente cubano Fidel Castro.

A Bolívia e o Paraguai estiveram em guerra pela posse do inóspito território do Chaco Boreal, de 1932 a 12 de junho de 1935, quando as hostilidades foram interrompidas por um cessar-fogo, acatando a recomendação de um grupo de chanceleres regionais reunido em Buenos Aires. Cerca de 95 mil soldados dos dois países morreram de malária e nas batalhas, ou foram declarados desaparecidos, no maior conflito armado da América Latina no século XX. Mais tarde a Bolívia reconheceu a soberania do Paraguai sobre a maior parte do território disputado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.