• Carregando...
Ex-espião, Carré se destacou na literatura de espionagem
Ex-espião, Carré se destacou na literatura de espionagem| Foto: John MACDOUGALL / AFP

Morreu, no último sábado (12), aos 89 anos, o escritor John Le Carré, aos 89 anos. De acordo com um comunicado publicado no site da editora Penguin, ele não resistiu a uma pneumonia e faleceu no sábado, na Cornualha, região do sudoeste da Inglaterra.

O escritor se notabilizou por seus livros sobre espionagem, situados durante a Guerra Fria. Segundo seus agentes, a doença de Le Carré não teve relação com a Covid-19.

Nascido David Cornwell, Carré atuou como agente secreto na Suíça, enquanto estudava alemão no país, no final da década de 1940. Mais tarde, foi professor na tradicional escola de Eton, na Inglaterra, antes de ingressar no Serviço de Relações Exteriores britânico como oficial de inteligência. Seu trabalho era recrutar e comandar espiões em um escritório do MI5 em Londres.

Nessa mesma época, começou a escrever — sempre à mão — suas obras, que revolucionaram a literatura de espionagem. Entre elas, destacam-se "O espião que veio do frio", "O gerente da noite", "O espião que sabia demais" e "O jardineiro fiel". Parte da produção também foi adaptada para o cinema e a TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]