• Carregando...
 | REUTERS/Eduardo Munoz/Files
| Foto: REUTERS/Eduardo Munoz/Files

O ex-presidente haitiano Jean-Claude "Baby Doc" Duvalier, que governou a empobrecida nação caribenha de 1971 até 1986, morreu neste sábado (4) vitimado por um ataque cardíaco.

A morte de Duvalier, que retornou ao Haiti em 2011 depois de 25 anos no exílio, foi anunciada pela ministra da Saúde Florence Guillaume Duperval.

"A família nos ligou esta manhã para que enviássemos um helicóptero-ambulância depois de seu mal-estar cardíaco. Não tivemos tempo de transportá-lo, tentamos ajudar no local e constatamos o falecimento", declarou a ministra.

Apelidado "Baby Doc", Duvalier herdou em 1971, aos 19 anos, o poder de seu pai, o ditador François Duvalier e foi derrubado do poder em 1986 durante uma revolta popular.

O ex-ditador voltou inesperadamente ao Haiti em 2001 depois de ter passado 25 anos na França. Na ocasião, assegurou que voltava para casa para "ajudar o povo haitiano".

Depois de seu retorno, foram feitas contra ele denúncias por prisões ilegais, torturas e exílio forçado de adversários, assim como malversação de fundos durante seu regime.

Depois de negar várias vezes comparecer ante a justiça, Duvalier se presentou pela primeira vez em fevereiro de 2013.A justiça haitiana ordenou novas investigações em fevereiro passado sobre crimes contra a Humanidade atribuídos a ele.

Jean-Claude Duvalier, cujos advogados sempre destacaram sua frágil saúde, vivia retirado da vida pública em um luxuoso bairro de Porto Príncipe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]