i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Morte repentina

Morre o rei do pop

Michael Jackson sofreu parada cardíaca e chegou ao hospital sem respiração ou pulso; ele achava que morreria em breve

  • PorFolhapress, em São Paulo
  • 25/06/2009 21:01
O "rei do pop" se apresenta em São Paulo em 1993: astro inovou não só no estilo musical, mas também nas roupas, no jeito de dançar, nas coreografias e  clipes com efeitos digitais | Reuters
O "rei do pop" se apresenta em São Paulo em 1993: astro inovou não só no estilo musical, mas também nas roupas, no jeito de dançar, nas coreografias e clipes com efeitos digitais| Foto: Reuters

Vídeos

Michael Jackson mudou o mundo da música com seus vídeo clipes. Confira alguns dos principais sucessos da carreira do rei do pop no canal oficial do artista no YouTube:

Thriller

Assista ao making off de Thriller - Parte 1

Assista ao making off de Thriller - Parte 2

Billy Jean

Bad

Black or White

They Don´t Care About Us

Don´t Stop Til You Get Enough

Redes sociais

Michael Jackson morre 45 minutos antes no Twitter

"Michael Jackson morreu na CNN 45 minutos depois de ter morrido no Twitter". Esse foi o comentário que muitos usuários do microblog faziam na rede social no fim da noite desta quinta-feira (25), após a confirmação da morte do rei do pop Michael Jackson. Leia matéria completa

Biografia

Sucessos e polêmicas de Michael Jackson

A carreira do rei do pop Michael Jackson foi marcada por fama, sucesso e escândalos. Desde a infância, quando conheceu o estrelato com os irmãos no grupo The Jackson 5, o artista virou o queridinho dos norte-americanos. Após uma adolescência conturbada, Jackson surpreendeu o mundo com o lançamento de Thriller, álbum que vendeu mais de 50 milhões de cópias internacionalmente. Leia matéria completa

Jackson veio três vezes ao Brasil, subiu morro carioca e atropelou fã

Michael Jackson visitou o Brasil por três vezes durante sua carreira. A primeira aparição foi ainda com os Jackson 5 na década de 70. Mas foi nos anos 90 que ele causou comoção ao pisar no país outras duas vezes.

Leia a matéria completa

  • Ícone do pop Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles
  • O site da
  • Michael Jackson durante gravação de videoclipe no Pelourinho, em 1996
  • Michael deixa três filhos do casamento com Lisa, filha de Elvis Presley
  • The Jackson 5: Tito, Randy, Jackie, Marlon, Michael e Jermaine durante apresentação em 1974
  • O sucesso de Michael Jackson começou aos 5 anos aos lado dos irmãos no grupo The Jackson 5
  • Escândalos e fama: Michael Jackson foi acusado de assédio sexual contra crianças, mas foi julgado e absolvido
  • Michael Jackson revolucionou a música com seus vídeo clipes na década de 1980
  • Michael Jackson entrou para a história da música ao lançar o álbum
  • Aos 50 anos, os problemas de saúde de Michael Jackson viraram notícia após remarcar shows em Londres
  • No dia 13 de julho deste ano, Michael Jackson começaria extensa temporada de shows na Inglaterra
  • A babá dos filhos de Michael Jackson conta que não era paga desde outubro de 2008
  • Michael Jackson não estaria respirando quando paramédicos chegaram à sua casa nesta quinta-feira (25), em Los Angeles

Los Angeles - O pop star Michael Jackson, 50, morreu ontem após sofrer um ataque cardíaco em sua casa em Los Angeles. O anúncio da morte foi feito às 15h15 (19h15 de Brasília) por médicos do Centro Médico da Universidade da Califórnia (UCLA Medical Center), onde ele chegou em coma profundo, segundo informações do jornal Los Angeles Times.

Cerca de 15 minutos após a notícia da morte, dezenas de fãs do cantor já estavam na porta do hospital.

Jackson foi um dos maiores artistas da música pop do século passado, com 13 músicas no número um das paradas norte-americanas, incluindo "Beat It’’, "Billie Jean’’ e "Black or White’’. Seu disco Thriller, de 1982, é considerado o mais vendido da história da música – números variam de 50 milhões a 104 milhões de cópias comercializadas; o "Guinness’’ aponta 55 milhões de cópias.

Turnê e rumores

Jackson não lançava um álbum de estúdio desde 2001, com Invincible, que alcançou o topo da parada americana.

Desde então, o sucesso de suas canções deu espaço a rumores sobre sua vida pessoal.

Jackson iria iniciar em 13 de julho uma extensa turnê de 50 apresentações na O2 Arena, em Londres – os shows se estenderiam até março do ano que vem.

No início do ano, o jornal britânico The Sun noticiou que a turnê poderia ser adiada porque Jackson estaria com um problema nos pulmões. O próprio Jackson teria manifestado a preocupação de que iria morrer em breve.

A transformação por que passou a cor da pele de Jackson desde meados dos anos 1980 motivou os mais diversos rumores – ele teria utilizado tratamentos heterodoxos para embranquecer a pele; Jackson afirmara que sofria de vitiligo.

O cantor enfrentou ainda acusações de que teria abusado de menores de idade. Em julho de 2005, foi inocentado em um julgamento em que era alvo de dez acusações – incluindo a de ter molestado sexualmente um menino de 13 anos.

Dificuldades financeiras

Em dificuldades financeiras, Jackson teve de vender parte da propriedade em que estava localizado o rancho Neverland, nos Estados Unidos, no fim do ano passado.

O cantor havia comprado duas décadas atrás os direitos de 250 canções dos Beatles. Mas vendeu parte dos direitos.

Ele pretendia deixar seus direitos autorais sobre o catálogo dos Beatles para Paul McCartney, em um movimento que já apontava a preocupação com a saúde.

Nos últimos anos, pouco se sabia sobre o que acontecia com o cantor. Morou por certo tempo no Bahrein, a convite da família real do país árabe. Deixa três filhos: Michael Joseph Jackson, Jr., Paris Michael Katherine Jackson e Prince Michael Jackson 2º.

A filha do cantor Elvis Presley, Lisa Marie Presley, afirmou estar "completamente chocada e triste" com a notícia. Ela foi casada durante 19 meses com o cantor, entre 1994 e 1996.

"Meu coração está com os filhos e a família dele", afirmou.

O produtor Quincy Jones, responsável pelo álbum Thriller, um dos mais famosos da carreira de Michael Jackson, enviou um comunicado em que se disse "completamente devastado" com a notícia.

No Brasil, a cantora baiana Ivete Sangalo afirmou que a morte do cantor americano Michael Jackson significa a morte do maior ícone pop de todos os tempos.

Apesar de todos os rumores, de todos os escândalos e do comportamento errático, Michael Jackson ainda conserva o título de Rei do Pop.

* * * * * *

Discografia

Astro gravou último álbum com músicas inéditas em 2001.

Got To Be There (1972)

O disco, com dez músicas, marcou o primeiro registro da carreira solo do músico então conhecido por liderar os irmãos no grupo Jackson 5.

Ben (1972)

Trata-se do segundo álbum solo de Jackson. O disco, com 11 músicas, foi lançado em agosto de 1972, sete meses depois de sua estreia solo com Got to Be There. O cantor deu preferência às baladas, gênero raro nas músicas dos Jackson 5.

Music and Me (1973)

Music and Me, lançado em abril de 1973, tem dez músicas e foi o terceiro álbum solo de Michael Jackson, lançado oito meses depois de Ben.

Forever, Michael (1975)

Apesar de se tratar do melhor álbum da primeira fase de sua carreira solo, esse quarto disco ainda estava longe da inovação provocada pelo quinto e próximo disco, Off the Wall.

Off the Wall (1979)

Dessa vez, Jackson deu uma pausa de quatro anos para só então lançar o primeiro fenômeno de vendas de sua carreira. Off the Wall é o primeiro álbum gravado pelo cantor em idade adulta. Ele misturou disco e rhythm and blues para surpreender público e crítica.

O resultado foi o topo das paradas e 11 milhões de cópias vendidas.

Thriller (1982)

Thriller é um verdadeiro marco na história da indústria fonográfica

Lançado pela Epic em 1982, vendeu mais de 100 milhões de cópias pelo mundo até hoje.

Das nove faixas, três alcançaram o topo das paradas: "The Girl is Mine", "Billie Jean" e "Beat It".

Jackson também investiu nos videoclipes, realizando verdadeiras superproduções, como o da faixa título, em que ele contracena com atores fantasiados de zumbis.

Bad (1987)

A crítica torceu o nariz ao considerar o disco pouco ousado na comparação com os dois trabalhos anteriores. Apesar disso, ele foi muito bem recebido pelo público, que comprou 26 milhões de cópias. Ele ficou no topo das paradas em 25 países.

Dangerous (1991)

Dangerous é o primeiro álbum lançado por Michael Jackson na década de 90. O cantor surpreende novamente ao vender mais de 30 milhões cópias até hoje.

HIStory: Past, Present and Future Book I (1995)

Álbum duplo lançado por Jackson, com trinta canções. No primeiro disco (HIStory Begins), há uma seleção de sucessos remasterizados.

Já o segundo (HIStory Continues) tem a primeira leva de músicas inéditas desde Dangerous.

Invincible (2001)

Invincible reúne dezesseis canções inéditas. O racha do cantor com a Sony resultou em uma fraca divulgação e oito milhões de discos vendidos, seu pior desempenho desde Off the Wall.

Fonte: Folhapress

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.