• Carregando...
Menor é resgatado sem vida pela equipe de resgate após naufrágio de barco com imigrantes ilegais nas Ilhas Canárias | Borja Suarez / Reuters
Menor é resgatado sem vida pela equipe de resgate após naufrágio de barco com imigrantes ilegais nas Ilhas Canárias| Foto: Borja Suarez / Reuters

Uma embarcação com imigrantes que tentavam chegar às Ilhas Canárias, região da Espanha na costa ocidental da África, naufragou devido às fortes ondas no Atlântico, deixando 21 afogados, informaram as autoridades espanholas nesta segunda-feira (16).

Entre os mortos, estão 14 menores de idade e pelo menos uma pessoa está desaparecida, precisou um funcionário do Serviço de Resgate Marítimo.

Todos os anos, milhares de africanos tentam chegar ilegalmente por mar a território espanhol, porta da União Europeia, para melhorar a situação econômica.

O barco que naufragou, que aparentemente vinha do Marrocos, foi avistado pela última vez no domingo, perto da ilha de Lanzarote. Naquele momento, segundo relatos, alguns espanhóis que estavam perto em outros barcos conseguiram salvar seis pessoas.

"Quando chegamos vimos os sobreviventes agarrados aos destroços e os cadáveres boiando. O barco afundava e eles se agarravam aos destroços", disse Aníbal Betancourt, um jovem que tomou parte no resgate.

Normalmente, os ilegais que chegam sem documentos às Canárias são detidos durante 40 dias e depois são enviados à Espanha continental, onde são liberados sem permissões de trabalho e residência se as autoridades espanholas não conseguem identificá-los e deportá-los. Os que são identificados são deportados aos países de origem.

No ano passado, as autoridades espanholas localizaram e interceptaram 13.424 estrangeiros que tentavam entrar ilegalmente por mar no país, 25% a menos em comparação a 2007. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]