• Carregando...
coronavírus China
Número de mortos por um novo vírus na China subiu para seis| Foto: NOEL CELIS/AFP

A China confirmou nesta terça-feira (21) seis mortes e 77 novos casos de infecção por um novo coronavírus letal que está se propagando pelo país, chegando a 291 pessoas infectadas. O governo chinês informou às lideranças locais e regionais do partido comunista que o avanço da doença não deve ser acobertado e que qualquer pessoa que oculte novos casos será punida severamente. A China deseja evitar a repetição da SARS, ou síndrome respiratória aguda grave, causada por outro coronavírus, que começou no sul do país no final de 2002 e se espalhou para mais de duas dezenas de países, matando 774 pessoas.

Na segunda-feira, a Comissão Nacional de Saúde da China confirmou que o coronavírus, que causa um tipo de pneumonia, pode ser transmitido de pessoa para pessoa e que isso já ocorreu em dois casos na província de Guangdong. O centro da epidemia está na cidade de Wuhan, de 11 milhões de habitantes, onde os primeiros casos foram registrados em 31 de dezembro do ano passado. Dois tailandeses, um japonês e um sul-coreano que estiveram lá recentemente também foram infectados com o vírus misterioso. Muitos dos casos iniciais tinham conexões com um mercado de frutos do mar em Wuhan, que foi fechado para uma investigação.

Em uma reunião nesta quarta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde vai decidir se declarará emergência internacional por causa da nova epidemia. Conhecido como 2019-nCoV, este é um novo tipo de coronavírus que não havia sido identificado em humanos até agora. Febre, tosse e dificuldade para respirar são alguns dos sintomas de infecção. Para prevenção, a OMS alerta para a higienização das mãos, principalmente após contato "desprotegido" com animais, atenção para o cozimento de carne e ovos e evitar contato com pessoas que apresentam sintomas de gripe e resfriado.

Mobilização para conter surto

Países da Ásia e de outras partes do mundo começaram a fazer checagens de temperatura corporal em aeroportos, estações de trem e ao longo de estradas na tentativa de identificar pessoas infectadas com o novo tipo de coronavírus.

A confirmação recente de que a doença pode ser transmitida entre humanos ampliou as preocupações, à medida que centenas de milhões de pessoas na China se preparam para viajar durante o feriado do ano-novo chinês, que começará na sexta-feira (24) e se estenderá por uma semana.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]