• Carregando...
Imagem do Deus Apolo representada em mosaico da época da Roma Antiga | Tony Gentile/Reuters
Imagem do Deus Apolo representada em mosaico da época da Roma Antiga| Foto: Tony Gentile/Reuters

Um mosaico de parede, de cerca de 16 metros de comprimento e que pode chegar a 10 metros de largura, foi descoberto sob as Termas de Tra­­jano, em Roma.

Nele aparecem representados o Deus Apolo e as musas protetoras das artes, o que le­­va a crer que o edifício possa ter sido um local dedicado a atividades artísticas e culturais na Roma Antiga.

As termas de Trajano, iniciadas no ano 104 pelo arquiteto grego Apollodorus para o im­­perador Trajano, eram um complexo termal e de lazer da Roma Antiga que, à semelhan­­ça das termas de Tito, reaproveitavam algumas das ruínas do palácio dourado de Nero (a Domus Aurea).

Superanticorpo elimina todos os vírus de gripe

O primeiro anticorpo que poderá eliminar todos os vírus da influenza A foi isolado e testado em ratos, um fato que abre caminho para uma vacina universal contra a gripe, segundo um estudo divulgado nesta semana na revista Science.

O anticorpo amplamente neutralizador, chamado FI6, foi tirado de células de plasma humano. Testado em animais de laboratório muito contaminados como vírus da gripe, foi capaz de vencer a doença, o que é uma luz de esperança tanto para usos terapêuticos como para vacinas.

O virologista britânico John Skehel, do Instituto de Pesquisa Médica do Conselho Nacional de Pesquisa Médica em Mill Hill, disse que a descoberta poderá eliminar a necessidade de combinar diferentes anticorpos em uma única vacina contra a gripe a cada temporada.

O anticorpo foi testado nos 16 tipos de vírus de gripe A e funcionou contra a muito comum variável hemaglutinina (HA), a proteína que se encontra na superfície do vírus da gripe. O principal autor do estudo, Antonio Lanzavecchia, diretor do Instituto de Pesquisas em Biomedicina da Suíça, disse que "a imprevisibilidade de novas pandemias coloca em evidência a necessidade de melhores tratamentos para todos os vírus da gripe".

Arqueólogo diz ter descoberto o túmulo do apóstolo Filipe

Uma equipe de arqueólogos dirigida pelo italiano Francesco d’An­­dria anunciou nesta semana ter encontrado na cidade turca de Pamukkale, antiga Hierápolis (oes­­te), o túmulo de são Filipe, um dos 12 apóstolos de Jesus.

"O encontramos entre os es­­combros de uma igreja que escavamos há cerca de um mês", explicou o arqueólogo, acrescentando que a tumba ainda não foi aberta.

Originário da Galileia, atual Israel, Filipe teria viajado para evangelizar as regiões da Ásia Me­­­­nor e foi crucificado pelos romanos em Hierápolis, na Frí­­gia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]