• Carregando...

O ex-guerrilheiro José Pepe Mujica, candidato da governista Frente Ampla, de centro-esquerda, convocou os militantes para um derradeiro esforço com o qual pretende garantir a vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Uruguai sobre seu rival, o ex-presidente Luis Alberto Lacalle, do Partido Nacional (Branco), de centro-direita. Mujica, que segundo dados da apuração, obteve 47,5% dos votos na eleição presidencial de domingo, comparou Lacalle com o ditador espanhol Francisco Franco. Mujica promete radicalizar o discurso e afirma que ele e seu rival só têm em comum "o fato de serem uruguaios".

Lacalle, que obteve 28,5% dos votos, optou por um discurso conciliador e iniciou negociações com o Partido Colorado, de centro, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 16,7% dos votos. O candidato colorado, Pedro Bordaberry, declarou seu respaldo a Lacalle.

Mujica deve vencer no segundo turno, dizem analistas. Mas eles recordam que, em 1999, o colorado Jorge Batlle, que havia ficado em um distante segundo lugar, atrás da Frente Ampla, conseguiu vencer o segundo turno com o apoio do Partido Nacional.

Parlamento

A apuração parcial indicava ontem que o governo conseguiria manter a maioria no Parlamento. Das 30 cadeiras do Senado, a Frente Ampla ficaria com 15 e o Partido Nacional teria 9. Os colorados ficariam com 5. Uma cadeira ainda estava indefinida. Na Câmara, do total de 99 cadeiras a Frente Ampla ficaria com 49. O Partido Nacional teria 29 e o Partido Colorado, 18.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]