• Carregando...

Moscou – Anousheh Ansari, uma norte-americana de origem iraniana, se dedica aos preparativos finais para se tornar, amanhã, a primeira mulher turista espacial da história, quando partirá em uma nave russa Soyuz rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). O lançamento da nave, com três tripulantes a bordo – Ansari e dois companheiros, um astronauta norte-americano e um cosmonauta russo – está previsto para as 10h08 locais (01h08 de Brasília), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Depois de meses de preparativos no centro de treinamento da Cidade das Estrelas, arredores de Moscou, e do pagamento de US$ 25 milhões de dólares, Ansari está pronta para passar 10 dias a bordo da ISS, que está se tornando o "resort" mais exclusivo do mundo.

Depois que ela e seus companheiros de viagem, o astronauta norte-americano Michael Lopez-Alegria e o cosmonauta, Mikhail Tyurin, tiverem se adaptado à ausência de gravidade, a cápsula Soyuz TMA-9 se acoplará à ISS na quarta-feira.

Passeio

Ansari, uma engenheira de 40 anos que ficou milionária no setor de telecomunicações dos EUA, planeja tirar fotos, filmar e escrever sobre a viagem em seu blog (diário na internet). Como cidadã norte-americana que emigrou do Irã aos 16 anos, ela planeja fazer mais do que apenas documentar a vista que contemplará a bordo da ISS e espera fazer experiências médicas e biológicas da Agência Espacial Européia.

As naves russas Soyuz se tornaram o principal veículo para levar tripulantes à ISS, depois da suspensão dos vôos dos ônibus espaciais norte-americanos, em 2003, uma interrupção que terminou com o lançamento bem sucedido do Atlantis, no fim de semana passado.

Ansari chegou à Rússia em fevereiro para iniciar seu treinamento na Cidade das Estrelas. Em 2 de setembro, ela viajou para Baikonur, nas estepes cazaques, para se submeter a duas semanas de treinamento de ausência de gravidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]