• Carregando...

Katmandu – A carreata do rei Gyanendra foi apedrejada no Nepal ontem quando dirigia-se a um território de peregrinação para celebrar um festival hindu. O monarca não se feriu, segundo autoridades e testemunhas.

O ataque foi o primeiro desse tipo no Nepal, onde o monarca é considerado a encarnação do deus hindu Vishnu, mas tornou-se impopular desde que o rei Gyanendra tomou o poder, gerando semanas de violentos protestos ano passado.

O rei, de 59 anos, estava a caminho do templo de Pashupatinath, em Katmandu, quando multidões atiraram pedras aos carros que se aproximaram da avenida. Gyanendra foi escoltado ao templo, onde orou na "grande noite" do festival do Lorde Shiva, o deus hindu da destruição. A multidão gritava "Gyanendra ladrão, deixe o país", quando um blecaute deixou o local escuro, segundo testemunhas.

A polícia afirma que a multidão foi contida assim que o rei foi levado de volta ao palácio em segurança. Desde os protestos do ano passado, Gyanendra foi isolado e raramente sai em público.

O ataque de sexta veio apesar de autoridades posicionarem milhares de policiais no território de peregrinação com medo de que grupos religiosos pudessem usar o festival para exigir que o país volte a ser um estado hinduísta. A nação era o único estado hindu do mundo até que declarou-se um país secular ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]