Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mídia

Murdoch “não está apto” para dirigir multinacional, diz Parlamento britânico

Relatório de investigação parlamentar responsabiliza empresário por escutas ilegais usadas pelo jornal News of the World

Murdoch é acusado de não ter tomado medidas para impedir escutas ilegais em suas empresas | Scott Olson/Getty Images/AFP
Murdoch é acusado de não ter tomado medidas para impedir escutas ilegais em suas empresas (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)

A Comissão de Cultura e Meios de Comunicação do Parlamento britânico disse ontem que o magnata Rupert Murdoch "não está apto" para dirigir uma multinacional, e questionou duramente sua gestão do escândalo das escutas ilegais usadas pelo tabloide News of the World, que pertencia ao seu grupo.

Ao entregar um relatório sobre o caso, os parlamentares afirmaram que Murdoch "fez vista grossa" sobre o escândalo. "Rupert Murdoch não tomou as medidas necessárias para informar-se plenamente sobre as escutas telefônicas, fez vista grossa (...) sobre o que acontecia em suas empresas e publicações", aponta o documento.

"Concluímos, portanto, que Rupert Murdoch não é uma pessoa digna de dirigir uma grande companhia."

O relatório aponta também que a News Corporation, o império empresarial de Murdoch, "enganou" a Câmara dos Comuns e demonstrou a "intenção de encobrir" os erros cometidos.

"A News Corporation é culpada pelos enormes erros de governança interna e a ineficácia de Rupert Murdoch para resolver a situação irregular dentro de sua empresa claramente levanta questões sobre sua própria competência", aponta ainda o documento oficial.

Investigação

A comissão apresentou as conclusões após uma ampla investigação que teve início em julho de 2011, logo após o fechamento do News of the World e a detenção de dezenas de funcionários do tabloide, suspeitos de envolvimento com o uso das escutas ilegais.

Liderados pelo deputado conservador John Whit­­tingdale, os parlamentares entrevistaram vítimas das escutas, jornalistas, policiais, advogados e outras pessoas relacionadas com o caso.

Império midiáticoMurdoch construiu um dos grupos mais poderosos de comunicação do mundo:

• Jornais e agências de notícias: The Times, The Sunday Times, The Sun, The Wall Street Journal, New York Post, além de cerca de 150 jornais na Austrália

• Canais de tevê a cabo: Fox News, Fox Business Network, National Geographic

• Canais de TV via satélite: Sky Itália, BSkyB, Tata Sky, Foxtel

• Televisões: FOX Broadcasting Company, MyNetwork TV, FOXSports.com

• Filmes/entretenimento: 20th Century Fox, Fox 2000 Pictures e Fox Searchlight Pictures

• Editora de livros: HarperCollins

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.