• Carregando...

Islamabad – O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, disse na sexta-feira que suas forças são totalmente capazes de lidar com militantes da Al-Qaeda e rejeitou a possibilidade de ação de tropas antiterrorismo dos Estados Unidos em solo paquistanês.

As declarações de Musharraf aparecem depois de uma série de comentários de oficiais norte-americanas sugerindo que as forças do país mantém aberta a possibilidade de ataque contra alvos do Taliban e da Al -Qaeda em território paquistanês. "Está muito claro que aqui em território paquistanês somente tropas paquistanesas vão operar. Ninguém deve ter dúvidas quanto a isso", disse o presidente a repórteres antes de partir para uma visita à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes Unidos. "Este é o acordo (com os EUA) e somos capazes de nos defender em nossa área. Não precisamos de nenhuma outra força para nos ajudar."

Há uma crescente preocupação em Washington de que a Al-Qaeda tenha se estabelecido em áreas tribais do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão. Musharraf é um aliado importante da guerra contra o terrorismo liderada pelos EUA, mas autoridades do governo e legisladores dizem que ele deveria atuar mais.

Na quinta-feira, fontes do Congresso dos EUA disseram que negociadores concordaram com uma proposta que condicionaria a ajuda norte-americana ao Paquistão a progressos significativos na luta de Islamabad contra a Al-Qaeda. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Senado e pela Câmara dos EUA.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]