• Carregando...
 | Kristyna Archer para The New York Times
| Foto: Kristyna Archer para The New York Times

Meghan Trainor começou 2014 como compositora nos bastidores, mas terminou o ano como um sucesso por acaso, graças a "All About That Bass", uma canção gravada como um capricho para outra pessoa – Beyoncé, talvez?

Inicialmente as gravadoras recusaram a demo, argumentando que não tinham o veículo adequado para uma canção que mistura o "doo-wop" dos anos 1950 com um hip-hop chiclete – "É, está bem claro que não sou tamanho 2", canta ela, "mas consigo sacudir, sacudir como se deve".

Trainor, no entanto, transformou a música em um hit que ressalta valores positivos sobre o corpo da mulher ("that bass" se refere ao traseiro dela).

A canção rapidamente se tornou um fenômeno, o tipo de faixa-chiclete que pais e filhos sabem cantar de cor, enquanto os críticos avaliam sua mensagem política.

Em Nova York, em dezembro, durante o iHeartRadio Jingle Ball, evento das paradas de rádio, Trainor transparecia o fato de ser uma novata perto de Ariana Grande, Iggy Azalea e Taylor Swift.

Mas a cantora, de 21 anos, foi uma companhia formidável, já que "All About That Bass" passou oito semanas no topo da lista Billboard Hot 100 e foi indicada ao Grammy de gravação e canção do ano.

"Lips Are Movin’", feita na sequência, chegou ao quarto lugar mesmo antes do lançamento de "Title", seu álbum de estreia por uma grande gravadora.

"Não sabíamos que as meninas pequenas iriam convergir tanto para ‘That Bass’", disse ela. Beyoncé contou à cantora que sua filha Blue Ivy, 3, é uma grande fã. "Outra menina tuitou para mim outro dia: ‘Peguei meu filho cantando a música —pena que não o flagrei antes do palavrão’", disse Trainor, que salpica obscenidades nas suas músicas e conversas. "Eu disse: ‘Desculpa, querida, não sabia que as crianças iam adorar’."

Quando a gravadora pediu uma versão mais "limpa" para tocar na Rádio Disney, Trainor e Kevin Kadish, seu parceiro em "All About That Bass" e outras seis canções, concordaram, sob a condição de que ela nunca fosse colocada à venda. "Não queríamos diluir o que havíamos criado", disse ele.

Ainda assim, "All About That Bass" causou polêmica por sua mensagem, que alguns consideraram retrógrada —pois ainda se trata de atrair os homens— e por sua apropriação racial.

"Eu quero alertar que toda a canção é cantada por uma menina branca usando um falso sotaque coloquial afro-americano", disse a escritora Jenny Trout em seu blog. "Como feminista, não aceito mais ver mulheres de cor sendo tratadas como adereços para aprofundar uma apropriação dos padrões de beleza dos quais as brancas se vangloriam e pelo qual as negras são oprimidas."

Quanto à afirmação de que está "trazendo o bumbum de volta", Trainor disse: "Eu não sabia que isso era uma coisa racial".

Ela acrescentou: "Foi só uma música de três minutos, e o objetivo era me ajudar a ficar mais confiante com o meu corpo".

Trainor foi criada na ilha de Nantucket, em Massachusetts. Ainda no ensino médio, assinou um contrato como compositora com uma editora musical.

Em vez de frequentar a escola de música Berklee, onde havia sido aceita, Trainor se mudou para Nashville, onde começou a fazer sucesso. Mas, apesar de emplacar duas músicas com a banda Rascal Flatts, ela ficou frustrada.

"Adorei, mas era country. Sempre pensei: ‘Não pode ser isso —precisa haver algo a mais’."

"Me perguntam: ‘Você tem medo de ser cantora de um sucesso só?’. Não, sou uma compositora. Essa não é nem a minha melhor."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]