Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaças

“Não blefo”, alerta Obama a Teerã

O presidente Barack Obama disse que o Irã deve levar a sério ameaças americanas. "Como presidente dos Estados Unidos, não blefo", afirmou em entrevista à revista Atlantic.

Obama enfatizou que é inaceitável que o país tenha armas nu­­cleares e que todas as possibilidades, mesmo militares, são consideradas para evitar o desdobramento.

Segundo Obama, uma estratégia com "componente militar" é última alternativa. "Tenho preferência profunda pela paz. Toda vez que mando jovens para o com­­bate e vejo as consequências, se tiverem a sorte de voltar para casa, sinto peso sobre mim. Não me desculpo por isso."

Entretanto, argumentou que a ação norte-americana no Afega­­nistão e a morte de Osama bin Laden são provas de que, quando necessário, seu governo é capaz de liderar operações militares.

Para Obama, o programa nu­­clear iraniano pode provocar uma corrida na região.

Na semana que vem, Obama receberá o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu. O presidente americano afirmou que tentará convencê-lo a evitar intervenções militares por ora.

De acordo com ele, Netanyahu é líder de um Estado moderno que tem consciência dos custos profundos de uma ação militar, que pode gerar consequências indesejadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.