• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que não daria aos meios de comunicação o mesmo tratamento dado por seu colega venezuelano Hugo Chávez, que se tornou alvo de críticas dentro e fora de seu país ao ordenar a revogação das licenças de dezenas de emissoras de rádio. "Eu não faria o que o Chávez fez com os meios de comunicação", disse Lula, numa entrevista concedida à agência francesa de notícias France Presse.

No início deste mês, a administração de Chávez tirou do ar mais de 30 emissoras de rádio. O argumento apresentado pelo governo foi o de que as empresas operavam com concessões irregulares, o que colocou sob risco mais de 200 outras emissoras. Em um cerco à mídia no país, o Ministério Público chegou a propor uma lei prevendo a prisão de até 4 anos para jornalistas que publicassem informações que "prejudicassem o interesse do Estado", mas o projeto foi abandonado.

Apesar de deixar claro que não endossa a decisão do governo Chávez, Lula preferiu manter o tom cordial em relação ao colega. Acrescentou, por exemplo, que também não concorda com o tratamento dado a Chávez pelos meios de comunicação. "Creio que os meios de comunicação não deveriam ter feito com Chávez o que fizeram por muito tempo. Os meios de comunicação foram duros com Chávez", acrescentou o presidente brasileiro.

Lula, que já declarou anteriormente que a leitura dos jornais lhe causa azia, mencionou sua própria batalha com a mídia no Brasil. "Eu aprendi a conviver com isso porque nasci na política brigando com as informações da imprensa (...). Mas Chávez não veio desse mundo político, veio das Forças Armadas. A cabeça dele não é como a minha", completou, numa referência ao fato de Chávez ter ingressado na política quando era tenente-coronel do Exército venezuelano.

Em um afago ao colega, Lula disse que "há muitos anos a Venezuela não tinha um presidente que se preocupa com o povo e com os pobres como Chávez". Disse ainda que há muito "preconceito" com o fato de o presidente venezuelano se manter no cargo por três mandatos eletivos. "A democracia na Venezuela é aquela que a sociedade venezuelana entende que seja."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]