• Carregando...

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, disse em uma entrevista ao programa "60 Minutes", da rede de televisão CBS, que o Irã não precisa de armas nucleares e descartou uma guerra com os Estados Unidos.

"Eles precisam entender que não queremos uma bomba nuclear. Não precisamos dela. Para que queremos uma bomba?", afirmou no domingo (24). Ele já chegou nos Estados Unidos (veja vídeo ao lado) onde participará da Assembléia Geral da ONU e também dará uma palestra na Universidade de Columbia, nesta segunda-feira (24).

O convite da universidade gerou polêmica nos Estados Unidos e dezenas de pessoas, entre grupos religiosos, políticos e de direitos humanos, fizeram protestos na entrada da universidade contra a presença do presidente iraniano. A diretoria de Columbia, porém, afirmou que Ahmadinejad também irá responder perguntas sem restrições. No último dia 20, o jornal americano "Daily News" mandou Ahmadinejad para o inferno em sua manchete desta quinta-feira (20).

Ahmadinejad acrescentou que não tem razão para pensar que os Estados Unidos e o Irã caminham para um enfrentamento devido aos planos nucleares de Teerã, que foram energicamente condenados na comunidade internacional.

"É um erro pensar que o Irã e os Estados Unidos estão avançando para uma guerra. Quem diz isso? Por que deveríamos ir à guerra? Não existe uma guerra em perspectiva", afirmou. "Nossos planos e programas são muito transparentes. Estamos sob a supervisão da agência (AIEA, Agência Internacional de Energia Atômica). Está tudo sobre a mesa. Não temos nada a esconder", disse o presidente. "Nossas atividades são muito pacíficas".

As ambições nucleares do Irã têm estado sob avaliação internacional e impuseram à Teerã uma série de sanções da ONU, especialmente devido à atitude do governo islâmico para com Israel.

O presidente do Irã disse que as diferenças com os Estados Unidos e parte da comunidade internacional podem ser resolvidas com negociações diplomáticas."Se alguém tiver diferenças de opinião, pode usar a lógica para resolvê-las".

Aviso

O Irã advertiu neste domingo (24) os Estados Unidos contra um ataque, dizendo que as forças americanas na região estavam dentro do alcance de seus mísseis.

"Os Estados Unidos devem saber que seus 200.000 soldados no Iraque e no Afeganistão estão dentro do alcance do fogo do Irã", disse Yahya Rahim Safavi, principal assessor militar do líder espiritual, o aiatolá Ali Khamenei.

"Quando os americanos estão mais além de nossas costas, não estão dentro do nosso alcance, mas agora é muito fácil para nós lançarmos um ataque contra eles", disse Safavi segundo a agência de notícias Mehr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]