• Carregando...
Morador de favela em Manila, capital das Filipinas, reforça teto de casa para evitar prejuízos com o tufão Mangkhut | NOEL CELIS/AFP
Morador de favela em Manila, capital das Filipinas, reforça teto de casa para evitar prejuízos com o tufão Mangkhut| Foto: NOEL CELIS/AFP

Não é só o Leste dos Estados Unidos que está sofrendo com fortes ventos e chuvas pesadas, causadas pela tempestade tropical Florence. Uma situação parecida é enfrentada pelas Filipinas que está sendo atingida pelo tufão Mangkhut, que avança em direção a Hong Kong e à China. Autoridades locais dizem que ao menos 13 pessoas morreram, incluindo duas crianças, em decorrência do ciclone tropical. Oito estão desaparecidas.

Autoridades das Filipinas esvaziaram diversas áreas nesta sexta-feira (14) e advertiram cerca de 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho de um poderoso tufão, à medida que o país se prepara para fortes chuvas e prováveis danos a infraestruturas e plantações. 

 O tufão Mangkhut deve atravessar a ponta norte das Filipinas na manhã de sábado (15), com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h, que tem mantido desde que atingiu a Micronésia no início da semana. 

 Meteorologistas advertiram sobre o risco de ondas de até seis metros atingirem vilarejos no caminho. "Meu pedido é que precisamos prestar atenção nas recomendações das autoridades. Fiquem dentro de casa", disse o assessor presidencial Francis Tolentino, principal coordenador do governo para desastres. 

 As autoridades temem que o tufão provoque inundações e deslizamentos de terra. As pequenas aldeias de pescadores também são muito vulneráveis aos ventos violentos e às enormes ondas que caem na costa. Nas zonas costeiras do norte, do arquipélago, região que costuma ser atingida por desastres naturais, moradores já abandonaram suas casas. 

 Os habitantes de Luzón, a principal ilha das Filipinas, onde vivem milhões de pessoas, estão reforçando janelas e telhados para evitar que sejam arrancados pela tempestade. "As chuvas vão ser fortes e os ventos não serão brincadeira", declarou à agência AFP Michael Conag, porta-voz da Defesa Civil local. 

 Pode haver ondas equivalentes a um prédio de quatro andares e muitas casas poderão ser destruídas, principalmente as construções mais frágeis, que são mais frequentes nestas zonas costeiras."

Rumo do tufão

 Depois das Filipinas, o Mangkhut, deverá seguir em direção ao sul da China, incluindo Hong Kong.  "Estamos com muito medo, dizem que o tufão é muito violento", afirmou Delaila Pasion, que deixou sua casa. "Nós estávamos com muito medo de ficar". 

 As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de vinte tufões. A agência meteorológica filipina indicou que o Mangkhut é por ora o ciclone tropical mais violento do ano, com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h. Assim, sua força é semelhante a um furacão de categoria 5, a mais alta na escala. 

 Tanto furacão quanto tufões são ciclones tropicais, mas seu nome muda dependendo de onde se originam. Enquanto o primeiro ocorre no Atlântico Norte ou no centro ou leste do Pacífico Norte, o segundo acontece no Pacífico Noroeste -no Oceano Índico ou no Pacífico Sul, se mantém o nome de ciclone tropical.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]