• Carregando...

O presidente da Itália, Gi­orgio Napolitano, vai se encontrar hoje com os principais membros do Partido Povo da Liberdade (PDL), do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. A reunião foi convocada pelo PDL.

Além disso, nos próximos dias, Napolitano se encontrará com líderes dos principais partidos, após as eleições gerais na Itália não terem definido um vencedor claro.

Com o Parlamento dividido, a Presidência italiana vem ganhando destaque na tentativa de resolver o impasse político do país. É Napolitano que escolherá um líder político para se tornar primeiro-ministro e formar um novo governo.

A expectativa é de que ele se volte primeiro a Pier Luigi Bersani, líder da coalizão de centro-esquerda que conquistou a maioria na Câmara, mas não no Senado.

Julgamentos

Promotores de Nápoles, onde Berlusconi responde por casos de corrupção, pediram ontem para que o julgamento do ex-primeiro-ministro seja acelerado. A defesa vem usando atestados médicos para tentar adiar esse e um outro julgamento, em Milão, pelo qual Berlusconi é acusado de ter pagado para fazer sexo com uma marroquina menor de idade.

Dezenas de parlamentares do partido Povo da Liberdade protestaram em Milão contra os processos judiciais. A manifestação foi feita em frente do Tribunal de Milão e ocorreu depois que os juízes ordenaram que fossem feitos exames em Berlusconi para verificar sua afirmação de que um problema nos olhos o tornava incapaz de participar de uma audiência nesta segunda. Ele está internado desde sexta-feira.

"Consideramos isto escandaloso e não digno do funcionamento normal de um sistema de justiça de um país civilizado. Isso é extremamente grave", disse Angelino Alfano, secretário-geral do Povo da Liberdade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]