• Carregando...
O ônibus espacial Discovery, no Centro Espacial Kennedy: aposentadoria adiada | Karen Bleier/AFP
O ônibus espacial Discovery, no Centro Espacial Kennedy: aposentadoria adiada| Foto: Karen Bleier/AFP

A Nasa adiou para novembro e fevereiro as duas últimas missões da sua frota de ônibus espaciais por causa de atrasos na preparação da última carga de peças de reposição para a Estação Es­­pacial Internacional. A missão do ônibus Discovery foi transferida de setembro para 1.º de no­­vembro, conforme o novo plano aprovado pela direção da agência espacial dos Estados Unidos. O voo do En­­deavour, que levará um detector de partículas de 1,5 bilhão de dólares, o Espec­­trô­­me­­tro Mag­­nético Alfa, ficou para 26 de fevereiro.

Será a 134.ª e última missão de um ônibus espacial. Inicialmente, a Nasa previa aposentar essas naves no fim de 2010. Para conseguir um prazo mais folgado, o Congresso deve liberar uma verba de US$ 600 milhões, e a própria agência conseguiu reduzir em US$ 200 milhões o custo mensal do programa de ônibus espaciais. A verba resultante deve ser suficiente para manter o programa ativo até março de 2011.

O governo submeteu ao Con­­gresso um polêmico plano para substituí-los por voos comerciais, o que liberaria a Nasa para desenvolver tecnologias necessárias para futuras missões tripuladas a asteroides, a Marte e a outros destinos do Sistema Solar.

A Nasa também teve de escolher datas de lançamento que não batessem com missões previamente agendadas da Rússia, da Europa ou do Japão, o que poderia "congestionar" a Estação Es­­pacial Internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]