Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Nasa flagra colisão monstruosa de galáxias

Bilhões de estrelas 'trombaram' em um dos maiores eventos cósmicos já vistos. Segundo astrônomos, resultado será formação de uma única e gigantesca nova galáxia

Detalhe do quadro de Monet, roubado no domingo | AFP PHOTO/ERIC ESTRADE
Detalhe do quadro de Monet, roubado no domingo (Foto: AFP PHOTO/ERIC ESTRADE)

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (6) imagens de uma das maiores colisões cósmicas já registradas, feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer (um "irmão" do Hubble que enxerga em infravermelho). Ao todo, quatro galáxias estão envolvidas no evento, reunindo bilhões de estrelas.

"A maioria das fusões de galáxias que já conhecíamos eram como batidas de carros de passeio. O que temos aqui são quatro grandes caminhões carregados de areia colidindo e espalhando areia para todos os lados", explica o astronômo Kenneth Rines, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica.

Os cientistas crêem que a colisão vai resultar em uma monstruosa galáxia única, até 10 vezes mais massiva que a nossa Via Láctea. O estudo que revela esse achado será publicado na revista especializada "Astrophysical Journal Letters".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.