• Carregando...
 |
| Foto:

A missão Themis, da Nasa, foi lançada com sucesso neste sábado (17), às 21h01 (horário de Brasília), do Cabo Canaveral (na Flórida) rumo à órbita da Terra. Seu objetivo será estudar as tempestades magnéticas que causam as auroras boreais -- e ameaçam satélites e astronautas.

Segundo os engenheiros da agência espacial, a decolagem foi "perfeita como uma foto." Na sexta-feira, uma primeira tentativa de lançamento havia sido adiada devido aos ventos fortes na região.

Os cientistas já sabem por que as auroras se formam (elas são fruto da colisão de partículas solares com a atmosfera da Terra durante as chamadas "subtempestades magnéticas"), mas não conseguem prever quando elas vão ocorrer nem entender seus padrões de luzes e cores. Isso é importante porque as auroras, apesar de belas, danificam aparelhos em órbita e são uma ameaça para a vida de astronautas.

Ao todo, a missão é composta por cinco pequenos satélites que, nos próximos dois anos, vão observar erupções solares direcionadas à Terra. A cada quatro dias, os satélites se alinharão sobre a América do Norte e aguardarão a eventual formação de auroras. Em terra, 20 estações no Alasca e no Canadá fotografarão os fenômenos.

É a primeira vez em que um foguete da Nasa carrega tantos satélites simultaneamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]