• Carregando...
 |
| Foto:

Uma votação online, promovida pela Agência Espacial Norte-americana (NASA) e o Serviço Geológico dos EUA, selecionou as cinco fotos mais bonitas do planeta Terra visto do espaço. O público pode escolher entre mais de 120 imagens feitas ao longo de 40 anos pelo programa Landsat.

Criado em 23 de julho de 1972, o serviço de captação de imagens por satélite fornece informações científicas que são usadas em pesquisas sobre mudanças globais, na agricultura, cartografia, geologia, e segurança nacional.

Além do uso científico, a imagens do Landsat são simplesmente impressionantes de olhar. Apresentam visões espetaculares das montanhas, vales e ilhas, bem como florestas, campos e padrões agrícolas.

Confira as imagens vencedoras

5 º lugar: Lake Eyre

O rosto assustador nesta imagem são, na realidade, os bancos de areia do lago. O Lago Eyre é o maior da Austrália, quando ele está cheio. No entanto, nos últimos 150 anos, encheu completamente apenas três vezes. A imagem foi registrada em 05/08/2006.

4 º Lugar: Argélia abstrata

As linhas amarelas na imagem são na verdade os cumes das dunas de areia de Iguidi na Argélia, no noroeste da África. As dunas de Iguidi são algumas das várias do Saara, que chegam a ultrapassar 500 metros de altura e comprimento. Imagem registrada em 08/04/1985

3 º Lugar: Sinuoso Mississippi

Pequenas cidades, campos e pastagens compõem o cenário como o sinuoso rio Mississippi. Inúmeras lagoas marginais acompanham o rio ao sul de Memphis, Tennessee, na fronteira entre o Arkansas e Mississippi. Imagem registrada em 28/05/2003

2 º Lugar: Delta de Yukon

Incontáveis lagos e lagoas estão espalhadas por toda esta cena do Delta do Yukon, no sudoeste do Alasca. Um dos maiores deltas de rios no mundo. Imagem registrada em 22/09/2002.

1 º Lugar: Van Gogh do Espaço

Imagem lembra uma das pinturas mais famosas de Van Gogh - A Noite Estrelada. No entanto, trata-se de um aglomerado gigantesco de fitoplâncton esverdeado ao redor de Gotland, uma ilha sueca no Mar Báltico. O fenômeno mostrado na imagem ocorre quando correntes profundas trazem nutrientes até as águas de superfície iluminada pelo sol, alimentando o crescimento e reprodução destas plantas pequenas. Imagem registrada em 13/07/2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]