• Carregando...

Washington – O governo dos Estados Unidos perdeu o registro original da primeira ida do homem à Lua, incluindo a frase famosa de Neil Armstrong "um pequeno passo para o homem, mas um passo enorme para a humanidade", disse um porta-voz da Nasa na segunda-feira. A famosa caminhada espacial de Armstrong, vista por milhões de espectadores em 20 de julho de 1969, está entre as transmissões que a Nasa não conseguiu encontrar após um ano de buscas, disse o porta-voz Grey Hautaloma. "Nós não a vimos por algum tempo. Estamos procurando (as fitas) há mais de um ano e elas não apareceram", disse Hautaloma.

As fitas também contêm informações sobre a saúde dos astronautas e a condição da tripulação espacial. Ao todo, cerca de 700 caixas de transmissões das missões lunares Apollo estão sumidas, disse. "Não diria que estamos preocupados – temos todas as informações. Tudo o que estava nas fitas nós temos de uma forma ou de outra", disse Hautaloma. A Nasa, que conservava cópias de transmissões televisivas, oferecia vários clipes em seu web site. Mas aquelas imagens têm qualidade inferior às originais.

Como o equipamento da Nasa não era compatível com a tecnologia atual da televisão, as transmissões originais tinham que ser passadas em um monitor e refilmadas por uma câmera para serem transmitidas. Hautaloma disse que o material era responsabilidade dos Arquivos Nacionais, mas voltou para as mãos da Nasa no final dos anos 1970. "Estamos examinando a papelada para ver onde elas foram vistas pela última vez", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]