i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Atlantis

Nasa se prepara para lançar ônibus espacial nesta sexta

  • PorReuters/G1
  • 08/06/2007 16:08

A Nasa, a agência espacial norte-americana, está pronta para lançar a sua primeira missão do ano. O ônibus espacial Atlantis e sete astronautas partem, segundo as previsões, no fim desta sexta-feira, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Meteorologistas prevêem céu limpo na hora do lançamento, às 19h38 (20h38, em Brasília). Há somente 20 por cento de chance da partida do ônibus espacial atrasar devido a tempestades.

O Atlantis vai levar dois segmentos da espinha de metal da Estação Espacial Internacional. O carregamento inclui dois pares enormes de painéis solares e uma junta móvel para que os painéis, uma vez instalados, possam buscar a melhor posição para extrair energia do sol.

A tripulação também desmontará um velho painel que irá para uma outra parte da estação no ano que vem.

Liderado pelo comandante Frederick Sturckow, os astronautas começaram a embarcar pouco depois das 16h.

Mais cedo, os técnicos abasteceram o ônibus com 1,89 milhão de litros de combustível. No tanque, estão à mostra as marcas do trabalho de três meses para consertar o estrago causado por uma chuva de granizo.

A tempestade ocorreu em 26 de fevereiro, quando a Nasa planejava lançar a missão em meados de março.

A Nasa reparou milhares de amassados no revestimento isolante do tanque de combustível. As marcas do trabalho estão visíveis porque o novo revestimento não teve tempo de oxidar e ficar da mesma cor que o resto do compartimento.

Apesar do aspecto, os gerentes da Nasa estão confiantes de que não haverá problemas durante a subida do Atlantis.

Desde o acidente com sete mortes do ônibus Columbia em 2003, a Nasa está sensível a temas que envolvem o revestimento do tanque. Durante o lançamento, um pedaço do isolante do Columbia se soltou, se chocou contra a asa e fez um buraco no revestimento de proteção contra o calor.

O acidente atrasou em três anos a programação da Nasa para finalizar a estação espacial. A agência precisa enviar pelo menos mais 13 missões, para conseguir levar todos os principais componentes da estação, antes que a frota de ônibus seja aposentada em 2010.

Durante a última missão na Nasa, em dezembro, os astronautas tiveram que sair para uma missão de improviso fora da nave para realizar um conserto.

Desta vez, a agência tem planos de emergência e dois dias a mais de combustível e suprimento para o caso de a missão demorar mais do que os previstos 11 dias.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.