• Carregando...

Atualizado em 09/04/2006, às 10h38

O astronauta Marcos César Pontes, de 43 anos, o primeiro brasileiro a ser enviado ao espaço, aterrisou no Cazaquistão, às 20h47m (horário de Brasília). A nave russa Soyuz TMA-7, ocupada também pelo norte-americano William McArthur e o russo Valery Tokarev, se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS) por volta das 17h20m deste sábado e pousou em uma área de 60 km a 80 km de raio em torno da cidade cazaque Arkalyk. Um forte esquema de resgate foi montado para a retirada da Soyuz.

- A Soyuz fez um pouso suave - disse um oficial do controle da missao em Moscou, após a pequena cápsula, chamuscada e enegrecida pela reentrada na atmosfera, aterrissar na estepe ao norte do Cazaquistão.

Helicópteros militares russos foram enviados ao local de pouso para recuperar a cápsula, que havia deixado a estação espacial três horas antes.

Após o pouso, os tripulantes da Soyuz foram colocados em cadeiras especiais para descansar, cobertos por peles de animais e tomaram chá para se protegerem do frio da manhã no seu primeiro contato com ar fresco.

- Eu estou muito feliz - disse Pontes - Obrigado por tudo.

Os astronautas serão avaliados clinicamente e permanecerão descansando num posto médico avançado por duas horas. De lá, partirão de helicóptero para o aeroporto de Kustanay, onde darão a primeira entrevista coletiva após o retorno da missão. Depois embarcam num avião militar russo rumo a Moscou.

Antes de entrar na nave espacial, às 17h30m, de volta à Terra, Pontes, Tokarev e McArthur se despediram dos astronautas Pavel Vinogradov (Rússia) e Jeffrey Williams (EUA), que acompanharam o brasileiro na viagem de ida e ficarão na ISS por pelo menos seis meses.

A bordo da Soyuz

O tenente-coronel se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço após o lançamento da nave russa no dia 29 de março rumo ISS.

O principal objetivo da viagem de Pontes foi divulgar o programa espacial brasileiro. Batizada de "Missão Centenário", a viagem ao espaço iniciou-se na base de lançamento Baikonur, no Cazaquistão. Esta foi a 13.ª viagem espacial à ISS. Para o brasileiro, a missão durou dez dias, sendo que oito deles passou dentro da ISS, onde foram realizados oito experimentos científicos, um deles sobre a germinação de sementes de feijão, proposto por crianças de escolas de Sao José dos Campos.

No decorrer da viagem, ele participou de diversas entrevistas e videoconferências, entre elas uma em que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o comparou ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, por ele ter carregado a bandeira brasileira ao entrar na ISS. O piloto costumava fazer o mesmo gesto ao vencer suas provas.

Depois de sair do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a nave que levou o brasileiro ao espaço se acoplou à ISS na madrugada do dia 1º de abril. Quando os dois astronautas que estavam na estação - os mesmos que voltaram com Pontes para a Terra - abriram as escotilhas, o paulista de Bauru foi o primeiro a entrar na ISS, empunhando a bandeira nacional.

Pontes foi selecionado em 1998 pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para participar de um treinamento para astronautas da Nasa, que seria realizado no Johnson Space Center, em Houston.

Ele foi um dos seis estrangeiros entre 32 candidatos do programa e o único de um país em desenvolvimento - os outros não-norte-americanos vinham da Itália, da Alemanha, da França e do Canadá.

Em 2000, ao final do treinamento, o brasileiro passou a ser considerado um astronauta e a integrar a equipe da Nasa.

Ele deveria ter voado com um ônibus espacial norte-americano em 2001, mas essa missão acabou sendo adiada por razões financeiras e depois suspensa indefinidamente, quando a Nasa paralisou sua frota de ônibus espaciais em virtude do acidente com o Columbia, em 2003. Pontes participou das investigações sobre o incidente.

Leia também:

Fã-clube de Marcos Pontes comemora sucesso da missão espacial

Lula: Marcos Pontes entra na galeria dos grandes personagens do país

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]