• Carregando...

- Acusações sobre a presença de grupos neonazistas na Ucrânia estão ancoradas em problemas reais. Ao mesmo tempo, há exageros em falas de Putin.

*) A narrativa de Vladimir Putin para iniciar a invasão da Ucrânia incluiu a afirmação de que a intenção russa era desmilitarizar e “desnazificar” o país vizinho.

“O objetivo é proteger as pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio nos últimos oito anos. E para isso lutaremos pela desmilitarização e desnazificação da Ucrânia”, disse Putin, em seu discurso proferido no dia 24 de fevereiro.

O debate sobre a presença de movimentos neonazistas na Ucrânia vai muito além do que afirma o autocrata russo. Para entender a dimensão da influência desses ideais entre os ucranianos é preciso ir até a década de 1920, quando Stálin chegou ao poder na União Soviética.

O fato é que há sim verdades e, ao mesmo tempo, há exageros quando se fala da presença atual de movimentos neonazistas na Ucrânia.

Este episódio do podcast 15 Minutos detalha esse assunto. A convidada é a Maria Clara Vieira, editora de Ideias, da Gazeta do Povo. Ela assina reportagem sobre o tema.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.

***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]