• Carregando...

O líder direitista Benjamin Netanyahu aceitou na sexta-feira o mandato para formar o próximo governo de Israel e imediatamente pediu por uma ampla coalizão nacional com parceiros do centro e da esquerda.

Uma coalizão como essa poderia criar um governo estável e de centro imune ao tipo de pressão de partidos mais extremistas que prejudicaram governos anteriores.

Não havia sinais, entretanto, que seus rivais aceitariam a proposta, e Netanyahu talvez não tenha nenhuma alternativa senão uma aliança com partidos de extrema-direita e ultra-religiosos, que poderiam detê-lo no processo de paz com os palestinos e no aumento da disciplina fiscal.

Vizinhos palestinos e árabes provavelmente veriam sua indicação como uma confirmação de que a maioria dos israelenses não tem pressa para firmar acordos de paz com eles.

Netanyahu, de 59 anos, lidera o partido Likud. Ele já foi primeiro-ministro no final da década de 1990 e agora tem seis semanas para organizar uma coalizão.

O Likud mais do que dobrou seu número de assentos na eleição de 10 dias atrás, na qual a segurança do país foi a principal questão, após um conflito em 2006 com islâmicos do Hezbollah, no Líbano, e uma guerra contra o grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza no mês passado.

Não houve uma vitória clara para ninguém na eleição.

Com 27 assentos no Knesset (Parlamento), que tem 120 lugares, Netanyahu terminou com uma cadeira a menos que o partido Kadima (centro), de Tzipi Livni, o principal da coalizão que agora deixa o poder.

A guinada à direita do eleitorado, no entanto, deu a Netanyahu uma chance melhor de conseguir uma maioria com partidos semelhantes.

Sua indicação pelo presidente Shimon Peres na sexta-feira, porém, quebrou com a tradição israelense de sempre dar o mandato ao líder do partido mais bem colocado nas eleições.

"Apelo à líder do Kadima, Tzipi Livni, e ao líder do Partido Trabalhista, Ehud Barak, e digo a eles: vamos nos unir para garantir o futuro do Estado de Israel. Peço para encontrá-los para discutir com vocês um amplo governo de união nacional para o bem do povo e do Estado", disse Netanyahu em uma entrevista coletiva.

Em referências que ecoam sua campanha, ele disse que Israel enfrenta ameaças do Irã, do Hezbollah, no sul do Líbano, e do Hamas, em Gaza.

Na Faixa de Gaza, um porta-voz do movimento Hamas previu conflito e instabilidade. "Isso significa que a política sionista vai de mau a pior", disse Fawzi Barhoum. "A indicação de Netanyahu não aponta para a segurança, paz ou estabilidade nos dias adiante."

COALIZÃO IMPROVÁVEL

Livni, de 50 anos, demonstrou não estar interessada em se unir a Netanyahu. Ela própria tentou ser indicada pelo presidente Shimon Peres, com base no fato de que o Kadima formou a maior bancada na eleição do dia 10 - elegeu 28 dos 120 deputados, um a mais que o Likud.

Esta é a primeira vez em 60 anos na história de Israel que o líder do partido mais votado não é indicado para formar o governo logo após uma eleição.

Peres deixou claro que indicou Netanyahu porque só o líder direitista teria condições de formar uma maioria clara. Representantes de 65 parlamentares apoiaram Netanyahu, segundo Peres. O número corresponde à soma das bancadas do Likud e de vários partidos religiosos.

Primeiro-ministro entre 1996 e 99, período de muitos atritos com os palestinos, Netanyahu disse que trabalhará pela segurança e a paz com os vizinhos de Israel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]