• Carregando...
Pressão americana fez premier israelense mudar o discurso. | Nir Elias/Reuters
Pressão americana fez premier israelense mudar o discurso.| Foto: Nir Elias/Reuters

Dois dias após vencer a eleição em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu voltou atrás da declaração que fez no dia da votação, quando afirmou que não negociaria a criação de um Estado palestino. Em entrevista à emissora de televisão MSNBC, ontem, ele disse que permanece comprometido com a criação do Estado palestino se as condições na região melhorarem. “Eu não mudei minha política”, afirmou.

“Rei de Israel”

“Bibi, rei de Israel!”, gritaram militantes do Likud quando Benjamin “Bibi” Netanyahu entrou, na madrugada de ontem, na sede do partido para festejar a vitória nas urnas . “Bibi” deu três beijos na mulher, Sara, diante das câmeras.

À Fox News, ele disse acreditar que o Estado palestino pode existir se for desmilitarizado e reconhecer Israel. Mas afirmou que não poderia apoiar a causa atualmente diante do risco de o Estado Islâmico conquistar o território.

Reações

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, disse estar “extremamente preocupado” com o resultado da eleição em Israel. “Se o que Netanyahu disse é verdade, então todo o projeto da solução de dois Estados torna-se inviável, impossível”, disse Abbas.

A Casa Branca está ava­liando qual caminho seguir depois dos comentários de Netanyahu. “Ele se distan­ciou dos compromissos previamente feitos por Israel por uma solução de dois Estados”, disse o porta-voz Josh Earnest. “Isso é motivo para os EUA avaliarem qual é o caminho a seguir.” Segundo Earnest, Washington pode reconsiderar sua política de longa data de proteger Israel da pressão internacional na ONU.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]