• Carregando...
Um entregador atravessa com sua bicicleta a avenida Brodway, em Manhattan, enquanto a neve transforma a paisagem a seu redor | Stan Honda / AFP
Um entregador atravessa com sua bicicleta a avenida Brodway, em Manhattan, enquanto a neve transforma a paisagem a seu redor| Foto: Stan Honda / AFP

Washington - Uma forte nevasca atingiu grande parte dos Estados Uni­­dos ontem, forçando o cancelamento de ao menos 5,8 mil vo­­os em todo o país. As companhias aéreas anularam preventivamente 2,8 mil voos previstos para hoje, depois de cerca de 800 voos terem sido cancelados na se­­gunda-feira, informou o site FlightAware.com. Além disso, as companhias advertiam sobre significativas interrupções e atrasos e ofereciam aos clientes a possibilidade de re­­programar seus voos sem a co­­brança de novas taxas.

"Esta tormenta terá um impacto significativo nas companhias aéreas, em particular nas que fazem escala em Chicago [United e American] e em Newark [Con­­tinental]", advertiu o site.

O Aeroporto Dallas-Fort Worth, no Texas, importante centro do tráfego aéreo nos EUA, fechou brevemente na segunda-feira durante a tempestade e chegou a registrar atrasos de três horas quando reabriu. Ontem, o aeroporto voltou a fechar por quase uma hora, em meio à chegada dos jogadores e espectadores do Super Bowl, maior evento esportivo do país.

As escolas e escritórios do go­­verno foram fechados e os funcionários advertiam sobre condições de risco.

Prejuízos

Os fortes ventos e as chuvas causam transtornos nas estradas, derrubando árvores e postes de eletricidade. Os meteorologistas advertem para perda de visibilidade e grande acúmulo de neve.

Em mais da metade dos 50 es­­tados do país foram emitidos alertas sobre as condições adversas, de Dakota do Norte (extremo centro-oeste) e Colorado (centro) até o Novo México (extremo sul); e ao longo de todo o Texas (extremo sul), Kansas e Missouri (sul) até chegar à região dos Grandes Lagos, na fronteira com o Ca­­nadá, passando pela Pensil­­vâ­­nia (nordeste) até a Nova In­­gla­­terra (extremo nordeste).

Também estavam previstas a formação de tornados e tempestades elétricas no sul do país, em Louisiana e Mississipi. En­­tre 15 a 30 cm de neve acumulada foram observadas em vá­­rios estados do centro e do norte, segundo o Serviço Na­­cio­­nal Meteorológico.

Em Chicago (Illinois, norte), o serviço meteorológico informou que "uma tempestade de inverno perigosa e multifacetada ameaça vidas humanas" por seus fortes ventos e neve, e que seria "impossível" viajar.

Em Illinois, Oklahoma (centro) e Indiana (norte) foi declarado estado de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]