• Carregando...
Carros estacionados em estrada perto de Paris, com alerta emitido por autoridades em razão do mau tempo | AFP/ Bertrand Guay
Carros estacionados em estrada perto de Paris, com alerta emitido por autoridades em razão do mau tempo| Foto: AFP/ Bertrand Guay

A neve e as baixas temperaturas prejudicam os sistemas de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo no norte da Europa pelo terceiro dia consecutivo nesta segunda-feira (20). Milhares de passageiros não conseguem viajar, lojas estão vendendo menos e os aeroportos e companhias aéreas ficam com a maior parte dos prejuízos. Reino Unido, França, Alemanha e Holanda são os países mais afetados pela onda de frio intenso e pela neve, que deve continuar até o Natal, segundo os meteorologistas.

Paris, onde a neve caía na manhã desta segunda-feira, era uma das cidades mais afetadas. A operadora Aéroports de Paris informou que nenhum voo pousaria na capital da França na manhã desta segunda-feira. A Air France prevê grandes atrasos durante o dia em seus voos de Paris e possibilidade de mais cancelamentos. O operador de transporte público de Paris, RATP, informou que entre 40 e 50 linhas de transporte coletivo estão suspensas.

A Eurocontrol, organização para o controle do tráfego aéreo em 38 países europeus, informou que os aeroportos de Orly, Roissy-Charles de Gaulle e Le Bourget, em Paris, não tinham voos nesta manhã. Na Alemanha, os aeroportos de Frankfurt e Berlim Tegel sofriam com grandes atrasos.

A operadora do aeroporto de Frankfurt, Fraport, informou que cerca de 300 voos deveriam ser cancelados, dos 1.300 marcados para esta segunda-feira. Cerca de 900 dos 2.700 voos marcados foram cancelados no sábado e no domingo. A Fraport montou cerca de mil camas de campanha em uma área do aeroporto para os passageiros passarem a noite. Comissários distribuíram lanches e bebidas e palhaços e outros artistas e animadores tentavam entreter as crianças.

O Aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do mundo estava aberto nesta segunda-feira, mas operando com limitações, conforme as companhias tentavam mover aeronaves e equipes para suas posições normais, informou a operadora do aeroporto BAA Airports. O aeroporto passou boa parte do fim de semana fechado, por causa da neve. Milhares de voos foram cancelados e muitos passageiros se amontoaram com seus cobertores pelos terminais.

A British Airways PLC (BAY.LN) cancelou centenas de voos no fim de semana. A companhia recomendou aos passageiros que não têm urgência de viajar que cancelem suas passagens, pedindo seu dinheiro de volta ou remarcando os voos. Todas as companhias estavam aconselhando os passageiros a checar se seus voos ainda estavam marcados antes de ir até o aeroporto.

Estradas e ferrovias

Os serviços ferroviários e as estradas também sofriam interrupções. O Escritório Meteorológico no Reino Unido emitiu advertências de tempo ruim para boa parte do país, elevando-se os riscos de acidentes em estradas afetadas pela neve.

A Eurostar, que opera os trens de passageiros entre Londres e as cidades europeias, incluindo o Túnel do Canal, que vai até Paris informou que havia atrasos e restrições de velocidade e vários trens e equipes estavam fora de posição. A agência informou que operará em esquema especial, com alguns cancelamentos por vários dias. A Eurostar informou que não venderá mais passagens de trem até o Natal.

Na Holanda, o aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, está em operação nesta segunda-feira, após cancelar cerca de 100 voos no sábado e 70 no domingo por causa do tempo ruim. Um porta-voz, porém, previu o cancelamento de alguns voos hoje por causa de problemas em outros países, enquanto as condições meteorológicas em Amsterdã geravam atrasos em outros voos. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]