• Carregando...
Após ter sido censurado, Qiu Xiaolong não permitiu que seu novo romance, “A Case of Two Cities”, fosse lançado na China | Dilip Vishwanat para The New York Times
Após ter sido censurado, Qiu Xiaolong não permitiu que seu novo romance, “A Case of Two Cities”, fosse lançado na China| Foto: Dilip Vishwanat para The New York Times

Os leitores chineses da biografia do líder reformista Deng Xiaoping escrita por Ezra Vogel podem ter sentido falta de alguns detalhes que constavam na edição inglesa original.

A versão chinesa não mencionava que os jornais chineses haviam recebido ordens de ignorar a implosão comunista em toda a Europa Oriental no final dos anos 1980. Nem que o secretário-geral Zhao Ziyang, expurgado durante a repressão na praça Tiananmen, chorou ao ser colocado sob prisão domiciliar.

Vogel, professor emérito da Universidade Harvard, disse que a decisão de permitir que censores chineses mexessem na sua obra representou uma barganha desagradável, mas necessária, pois graças a ela o livro pôde alcançar leitores com os quais muitos autores ocidentais só podem sonhar.

Seu livro, intitulado "Deng Xiaoping and the Transformation of China" [Deng Xiaoping e a transformação da China], vendeu 30 mil exemplares nos EUA e 650 mil na China. "Para mim a escolha foi fácil", disse ele. "Achei melhor ter 90% do livro disponível aqui do que ter zero."

Tais concessões estão se tornando comuns. Com uma população altamente alfabetizada e faminta por obras de escritores estrangeiros, a China é uma fonte crescente de faturamento para as editoras americanas. No ano passado, os lucros dos editores dos EUA com a venda de livros eletrônicos para a China cresceram 56%, segundo a Associação Americana de Editores. As editoras chinesas adquiriram mais de 16 mil títulos do exterior em 2012, frente a 1.664 em 1995.

Em outubro, editores e agentes literários chineses compareceram em peso à feira do livro de Frankfurt, dando lances para a aquisição de obras de escritores ocidentais e oferecendo polpudos adiantamentos. A China também pode ser uma mina de ouro para os direitos autorais. No ano passado, J.K. Rowling recebeu US$ 2,4 milhões daqui, e Walter Isaacson, autor da biografia "Steve Jobs", ganhou US$ 804 mil, segundo o "Diário Metropolitano Huaxi", de Chengdu.

Escritores ocidentais que concordam em submeter seus livros ao imprevisível regime chinês de censura dizem que a experiência pode ser irritante.

O romancista Qiu Xiaolong, que vive no Missouri e ambienta seus romances de mistério em Xangai, disse que os editores chineses que adquiriram os primeiros três volumes da sua série do inspetor Chen alteraram a identidade de personagens centrais e reescreveram trechos do enredo que eles consideraram desabonadores para o Partido Comunista.

De forma ainda mais rude, disse ele, os editores insistiram em eliminar quaisquer referências a Xangai, substituindo-as por alusões a uma metrópole chinesa imaginária chamada H, porque entenderam que a associação com crimes violentos, ainda que fictícia, poderia macular a imagem da cidade.

Qiu, que escreve em inglês, mas foi criado na China, disse ter aceitado relutantemente algumas das alterações, mas que outras foram incluídas depois de ele ter aprovado as traduções que julgava serem definitivas. "Algumas das mudanças são tão ridículas que tornaram o livro incoerente", afirmou. Ele disse que se recusou a permitir que seu quarto romance, "A Case of Two Cities" (Um caso de duas cidades), fosse lançado na China.

Outros autores também já resistiram. Em 2003, Hillary Clinton determinou que sua autobiografia, "Vivendo a História", fosse retirada das prateleiras da China depois de ela ter descoberto que longos trechos haviam sido eliminados da obra. James Kynge, autor de "A China Sacode o Mundo", cancelou um contrato no ano passado porque um editor havia exigido que um capítulo inteiro fosse cortado.

Mas posições como essa, ao que parece, estão se tornando cada vez mais raras. Muitos autores se dizem divididos entre o seu desejo de proteger sua obra e a necessidade de ganhar a vida numa era de adiantamentos cada vez menores. Para outros, trata-se simplesmente de cultivar um público no país mais populoso do mundo.

Michael Meyer, cujo livro "The Last Days of Old Beijing" (Os últimos dias da velha Pequim), de 2008, lamenta a destruição do tecido histórico da cidade, ficou surpreso ao ver que muitas passagens não foram censuradas. Os editores fizeram alguns cortes previsíveis —incluindo uma referência à repressão na praça Tiananmen—, além de uma alteração no título a fim de apresentar o livro como uma carta de amor nostálgica ("Até Mais Ver, Velha Pequim").

Para Meyer, as mudanças mais curiosas foram feitas em relação a duas mensagens de texto citadas no livro, que foram enviadas ao autor por um arquiteto de Nova York que participava de uma discussão municipal de planejamento em uma grande cidade litorânea. A primeira descrevia a presença de uma moça de braços dados com um homem de meia-idade. A segunda mensagem anunciava que o homem era o prefeito, e que a mulher era a sua amante.

Colaboraram Patrick Zuo e Amy Qin

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]