• Carregando...
Turista diante do rio Arno, em Florença; cada vez mais pessoas viajam sozinhas | Alexandra Garcia/The New York Times
Turista diante do rio Arno, em Florença; cada vez mais pessoas viajam sozinhas| Foto: Alexandra Garcia/The New York Times

O setor de viagens começa a atender às necessidades dos viajantes solitários de hoje, muitos dos quais são mulheres casadas ou com companheiros

Mais e mais pessoas estão viajando sozinhas —e elas não são o tipo de gente que você talvez imagine.

De acordo com o estudo de Intenções de Viagem da Visa Global para 2015, conduzido em 25 países, cerca de 24% das pessoas que tiraram férias recentemente para o exterior viajaram sozinhas, contra 15% em 2013.

Entre os turistas novatos, as viagens solo são ainda mais populares, tendo subido de 16% em 2013 para 37%.

Se no passado o turista que viajava sozinho era considerado como alguém solteiro e à procura do amor, hoje em dia é igualmente provável —ou até mais provável— que ele seja uma pessoa casada ou em um relacionamento estável.

Há quem tire férias sozinho porque o trabalho de seu parceiro não permite que os dois viajem juntos. Alguns viajantes curtem uma atividade específica, como o golfe, pela qual seu parceiro não se interessa. Ainda outros cuidam de um cônjuge ou parceiro incapacitado e fazem viagens ocasionais a sós quando um parente pode tomar seu lugar em casa.

Muitas pessoas que reservam viagens com a empresa Overseas Adventure Travel, que atende idosos e “baby boomers”, o fazem deixando seu cônjuge ou parceiro em casa.

Mais de 40% dos clientes dessa agência são turistas solo, contra 35% em 2013 e 27% em 2007. A maioria é formada por mulheres.

“Algumas clientes admitem que, depois de ter cuidado de seus maridos e filhos por tantos anos, é agradável fazer um passeio a sós sem precisar se preocupar: ‘será que Fred também está se divertindo?’”, disse Priscilla O’Reilly, da Overseas Adventure Travel.

As condições para quem viaja sozinho também vêm melhorando. Algumas taxas foram reduzidas, e estão surgindo mais pacotes voltados a pessoas que planejam passar suas férias sozinhas.

Empresas de cruzeiros não apenas andam construindo mais cabines solo nos navios: algumas também vêm eliminando as sobretaxas de solteiro, que podem variar entre 10% e 100% ou até mais das taxas padronizadas.

A Tom Harper River Journeys, de Boston, que organiza cruzeiros fluviais, disse que em 2016 vai inaugurar um navio com cabines para viajantes solo com sacadas e livres de sobretaxas.

A Majestic Line, empresa de cruzeiros baseada no Reino Unido que trabalha com navios pequenos, anunciou que, no próximo ano, dois das sete cabines de um novo navio com o qual vai trabalhar serão para passageiros solo e que não serão cobradas sobretaxas desses passageiros.

Em 2016 a Holland America, com sede em Seattle, pretende acrescentar 12 novas cabines para viajantes solo a seu navio a ser lançado, o MS Koningsdam.

A Zegrahm Expeditions eliminou a sobretaxa de solteiro em três de seus cruzeiros marcados para este ano: um cruzeiro no Mar Negro, uma visita à Índia, Sri Lanka e Maldivas e um cruzeiro em volta das ilhas Geórgia do Sul.

Hoje, agências de viagens online e sites como Orbitz e TripAdvisor incluem filtros de busca para viagens solo e para singles.

Os hotéis ainda não fizeram avanços, embora alguns venham dando mostras de criatividade.

É o caso do hotel Westin New York Grand Central, que em julho ofereceu o que parece ter sido o primeiro pacote de uma grande rede hoteleira americana voltado exclusivamente a turistas solo mulheres.

O pacote inclui uma consulta sobre alimentação saudável com o chef executivo do hotel e aulas de ioga com desconto.

Cath Cole, 42, diretora de uma consultoria de levantamento de fundos no Reino Unido, já fez várias viagens pela agência Solos Vacations.

“Com frequência fico sabendo em cima da hora que vou poder tirar algumas férias. Por isso eu penso na Solos, namorando ou não. As viagens que a empresa organiza não são para ter encontros. Claro que há pessoas que conhecem alguém e se juntam, mas não é essa a finalidade. O objetivo é viajar independentemente, não tirar férias para buscar um par.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]