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No Caramel, um novo restaurante, clientes servidos por Martin Mileveski, importado da Macedônia | sven torfinn para The New York Times
No Caramel, um novo restaurante, clientes servidos por Martin Mileveski, importado da Macedônia| Foto: sven torfinn para The New York Times

Há uma novidade no cenário gastronômico de Nairóbi: o Garçom Branco. Outro dia estive lá e vi Martin Mileveski, um jovem sorridente da Macedônia, se curvando sobre a mesa de três quenianas impecavelmente bem vestidas para lhes servir rum Captain Morgan.

"As senhoras precisam de mais alguma coisa?"

Elas só sorriram e ele se afastou.

"Nossa, que legal. Um mzungu (estrangeiro)", disse uma delas, Lawrencia Namulanda. A surpresa é porque os quenianos geralmente não veem mzungus nesse tipo de atividade. Tanto os visitantes como moradores brancos geralmente são profissionais liberais, diplomatas ou turistas rumo a um safári – ou seja, pessoas de posses. Acontece que o cenário comercial queniano está mudando a uma velocidade assustadora e muitas franquias estão correndo para se estabelecer ali em tempo recorde – como Subway, Domino’s, Cold Stone Creamery e outras grandes marcas internacionais.

Mas não há prova maior da mudança no país do que ver um homem branco, com suor na testa, carregando bandejas de bebidas para lá e para cá e limpando mesas.

É o que acontece no Caramel, um novo restaurante com umidor, lounge privado, doses do conhaque Louis XIII da Rémy Martin a US$450 e mão-de-obra estrangeira.

Quando estive lá, a hostess era de Las Vegas, o bartender altão, de San Diego, um dos chefs era de Goa, Martin e outro rapaz, garçons da Macedônia. De fato, os estrangeiros eram minoria entre os funcionários, mas certamente mais visíveis.

"Vejo trabalho em Internet, venho para África. Gostar da África. E de aventura", conta Nenad Angelovski, o outro macedônio, cujo inglês não chega nem perto do dos outros garçons.

Vários ocidentais já abriram e trabalharam em restaurantes por aqui – o maître italiano ocasional ou o gerente israelense para ajudar a levar a travessa quente à mesa ou fazer sugestão de harmonização de vinhos – mas quando o Caramel abriu, em setembro, a notícia se espalhou rápido: os garçons eram mzungu! E muitos clientes admitiram terem sido servidos por uma pessoa branca pela primeira vez.

"Nunca houve nada parecido em Nairóbi. Acho fantástico", vibra Cecilia Wairimu, cantora queniana que há pouco tempo jantou no restaurante.

No ano passado, o crescimento econômico do Quênia chegou a quase seis por cento e o país foi tomado por uma febre consumista: há shopping centers sendo construídos em todos os cantos e os espaços destinados às lojas mais luxuosas devem dobrar ou triplicar nos próximos anos.

O Caramel, aliás, fica no ABC Place. Um casal que passou por lá uma noite dessas parece ter se divertido com o fator mzungu.

"Eu acho que vai dar certo. Na verdade a surpresa é resultado de uma mentalidade meio estragada, essa coisa colonialista; se pudermos virar esse jogo, ótimo, nem que para isso o preço seja alto", diz a mulher, que pediu para não ser identificada porque conhece um dos donos da casa.

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