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A GoPro obteve mais de 400 milhões de visualizações de seus vídeos. Os usuários da câmera são convidados a enviar seus próprios vídeos | GOPRO
A GoPro obteve mais de 400 milhões de visualizações de seus vídeos. Os usuários da câmera são convidados a enviar seus próprios vídeos| Foto: GOPRO

Dentro da sede da GoPro, a fabricante de câmeras de vídeo, há um carro de corrida, uma coleção de motocicletas e drones equipados com os produtos da empresa. Tudo isso são lembretes do nicho que a GoPro criou como a câmera de escolha para gravar manobras de esqui, surfe e outras experiências extremas demais para os delicados smartphones.

Para seu próximo ato, a GoPro pretende também ser conhecida como uma empresa de mídia. E essa não é uma meta tão distante.

Na última década, a GoPro conquistou um público amplo e apaixonado no YouTube e outros sites com seus vídeos, repletos de adrenalina e profissionalismo, mostrando surfistas em ação e esquiadores despencando de picos cobertos de neve. Além disso, os clientes da GoPro vêm publicando milhões de seus próprios vídeos. E muitos inserem alegremente o termo "GoPro" no título dos clipes, uma espécie de atalho para cenas de ação.

"Existe uma oportunidade incrível para lançarmos a GoPro como uma marca de mídia", declarou Nicholas Woodman, fundador e presidente da empresa, que é o dono e já pilotou o carro de corrida e as motos estacionadas no prédio.

Outras empresas possuem ambições de mídia similares às da GoPro, mais notavelmente a Red Bull, fabricante de bebidas energéticas. A GoPro também patrocina atletas, incluindo o surfista Kelly Slater e o snowboarder Shaun White. Eles gravam clipes de si mesmos em ação usando as câmeras da GoPro, que depois são enviados à empresa para uso online.

No entanto, a GoPro ainda tem um longo caminho para alcançar a Red Bull, que possui 3,3 milhões de assinantes em seu canal do YouTube e mais de 700 milhões de visualizações em seus vídeos. Em comparação, o canal da GoPro possui 1,7 milhão de assinantes e mais de 400 milhões de visualizações.

"Esse é um ambiente difícil", afirmou Michael J. Wolf, ex-executivo da MTV Networks e diretor da Activate, uma empresa de consultoria de mídia. "Se eles conseguirem realmente representar os esportes de ação, e se publicarem vídeos de qualidade a que as pessoas queiram assistir, eles poderão se dar bem".

A GoPro está apenas começando a se aventurar além do YouTube. Em outubro, a Virgin America introduziu um canal da empresa em seu sistema de entretenimento de bordo. Um canal da GoPro também foi disponibilizado aos usuários dos consoles Xbox, da Microsoft.

Enquanto isso, as vendas das câmeras GoPro (de US$199 a US$399 nos EUA) vão muito bem. As vendas anuais da empresa estão por volta de US$1 bilhão, embora eles não confirmem esse valor atualmente.

Um recente clipe da GoPro mostra Kevin Richardson, o "encantador de leões", aninhando-se com os felinos gigantes na África do Sul. As câmeras GoPro oferecem uma visão dos leões que é mais íntima do que de costume.

A GoPro não diz se seus planos de mídia incluem vender anúncios nos vídeos. Por enquanto, seus clipes fazem propaganda principalmente da própria câmera.

"O que a câmera produz é tão atraente que nem parece publicidade", disse Michael Mott, gerente geral de aplicativos e ecossistema de desenvolvedores para o Xbox. "Trata-se de uma expressão genuína da criatividade e loucura do que seus usuários estão capturando".

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