• Carregando...

O Peninsula Hotel de Yangcheng faz parte da rede Peninsula Hotels, conhecida por seus Rolls-Royces? É possível acumular pontos do Marriott no Marvelot Hotel, que inclui os ideogramas chineses para Marriott em seu nome? O Haiyatt Hotel chinês faz parte do grupo Hyatt? Não, não e não.

Ao mesmo tempo em que as grandes cadeias se espalham pela China, descobrem que estão concorrendo com cópias de si mesmas. O Haiyatt Suzhou, como o nome diz, fica em Suzhou, grande metrópole no leste do país, e oferece quartos luxuosos, suítes, salas de reunião, culinária europeia e um "Haiyatt Grand Nightclub" —, ou seja, praticamente tudo que um viajante a negócios espera encontrar em um Hyatt Hotel em uma cidade onde se espera encontrar um Hyatt.

"Marcas ocidentais aqui são sinônimos de alta qualidade; por isso, dar um nome semelhante a elas, seja a um xampu ou a um hotel, é perfeitamente válido", explica Kunal Sinha, da Ogilvy China.

No ano passado, um agente de viagens disse a Kunal que ele tinha um quarto reservado no Shenyang Marriott. Ao chegar, o executivo ficou surpreso ao descobrir que não estava hospedado "naquele" Marriott, mas no Marvelot. "O pessoal local acha que é um hotel ocidental porque é grande e decorado para impressionar", diz ele.

Marcas com nomes semelhantes àquelas que têm prestígio são encaradas de forma benevolente no país. "Ao longo da história, a reprodução fiel e habilidosa feita por artistas, poetas e artesãos sempre foi vista com bons olhos", explica o professor William P. Alford, do Programa de Estudos Legais do Leste Asiático da Faculdade de Direito de Harvard.

As leis fracas de registro de marca e seu cumprimento irregular ajudaram a fomentar a proliferação de imitações.

Li Quan, representante de vendas de produtos farmacêuticos de Xangai, sabia que o Hengsheng Peninsula International Hotel não fazia parte da cadeia Peninsula, mas achava que seria "um hotel de luxo por causa da semelhança óbvia do nome." No fim, achou que as instalações eram "mais ou menos" e o serviço, "abaixo da média".

As marcas famosas estão plenamente conscientes das imitações, mas hesitam em cobrar medidas mais enérgicas porque não querem bater de frente com o governo e perder acesso a um mercado tão lucrativo. "Tomamos precauções para proteger nosso nome, claro", conta Sian Griffiths, porta-voz do Hong Kong Peninsula Hotel. "Entretanto, acreditamos que nossos clientes tenham discernimento suficiente para não confundir os hotéis Peninsula com suas cópias".

Wenjun Chen, corretor imobiliário de Seattle que viaja para a China, disse: "Quem fala inglês pode confundir Haiyatt e Hyatt porque os sons são parecidos, mas o visual e o som de ambos são diferentes porque usam caracteres distintos".

Um hóspede registrou no TripAdvisor sua surpresa, no check-in, de estar em um hotel que não o Marriott. Como compensação, foi colocado em um dos andares executivos.

Ayumu Watanabe, executivo japonês que se hospedou no Shanghai Haiyatt Hotel, afirma não ter se incomodado pelo fato de o hotel não ser filiado ao Hyatt, mas admite que o nome é "enganoso e confunde mesmo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]