• Carregando...

Uma nova lei praticamente proíbe a Rússia de construir estações de monitoramento em solo americano. Segundo críticos, Moscou poderia usar essas estações para espionar os Estados Unidos ou algo ainda pior.

A Rússia lançou a ideia de montar as antenas há quase dois anos, argumentando que elas poderiam aumentar a precisão em sua versão do GPS, a rede americana de satélites que direciona aviões de guerra até seus alvos e motoristas a seus destinos.

Os republicanos no Congresso, porém, suspeitaram que a Rússia teria motivos nefastos por trás de seu plano, apoiado pelo Departamento de Estado como uma forma de consertar relações desgastadas entre os dois países rivais. O Pentágono e a CIA se juntaram aos críticos do Congresso, temendo entregar aos russos uma abertura para espionar os Estados Unidos dentro de suas fronteiras.

As estações de monitoramento são uma alta prioridade do presidente Vladimir V. Putin há anos, como uma maneira de aprimorar a rede de posicionamento global de Moscou – conhecida como Glonass, sigla em inglês para Sistema Global de Navegação por Satélite –, não só para beneficiar o exército russo e setores civis, mas também para competir globalmente com o GPS.

Sob a nova lei, a menos que o secretário de defesa e o diretor da inteligência nacional certifiquem-se de que as estações não seriam usadas para espionar os EUA ou aprimorar a eficiência de armamentos russos, o plano está morto.

As relações americanas com a Rússia estão em baixa por Moscou ter concedido asilo a Edward J. Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional americana, e pelo apoio russo ao presidente da Síria, Bashar al-Assad.

Rússia, China e países da União Europeia estão tentando aperfeiçoar seus próprios sistemas de posicionamento e desafiar a dominância do GPS americano.

"Não há dúvida de que o sistema deles seria mais preciso e confiável se eles possuíssem estações em algum lugar no norte do hemisfério ocidental", afirmou Ralph Braibanti, ex-diretor do Gabinete de Tecnologia Avançada e Espacial do Departamento de Estado americano. "Quanto mais estações você possui, mais correções pode realizar – e mais confiável se torna o seu sistema."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]